Vettel vence GP do Brasil e Hamilton sai de último para o 4º lugar
O brasileiro Felipe Massa, bicampeão em Interlagos, ficou com a 7ª colocação em sua prova de despedida no Brasil.
O campeonato já
estava decidido, com o britânico Lewis Hamilton tendo consquiatado
seu 4º título da Fórmula 1 ainda no Grande Prêmio do México, no
último dia 29 de outubro.
Mas esse fato não tirou o brilho que sempre é o tradicionalíssimo Grande Prêmio do Brasil, que acontece desde 1973 no país e desde 1990 é realizado ininterruptamente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e teve mais uma edição neste domingo (12).
O também tetracampeão Sebastian Vettel, alemão da Ferrari, não tomou conhecimento do finlandês Valtteri Botas, que havia largado na pole position, e tomou a frente ainda na primeira volta.
Vettel continuou na primeira posição até o final da prova com exceção de um momento em especial, onde ele perdeu a liderança justamente para seus maiores rivais da atualidade: Lewis Hamilton e sua Mercedes. Porém, o inglês fez a primeira parada nos boxes logo em seguida, e depois disso Vettel retomou o primeiro lugar, partindo para vencer pela 5ª vez na temporada.
Mas a saga de Hamilton na corrida foi um capítulo à parte. Ele largaria em último por ter batido nos treinos classificatórios do último sábado (11). Além disso, a Mercedes mudou o motor do carro do inglês, que foi punido tendo que partir dos boxes em Interlagos.
Só que isso não foi problema para ele, que ultrapassou diversos pilotos durante a prova, chegando a assumir a liderança ainda na primeira metade. Entretanto, quando precisou parar para colocar pneus supermacios o campeão perdeu posições e terminou na 4ª colocação, mas nada que tirasse todos os seus méritos durante a corrida.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, bicampeão em Interlagos nos anos de 2006 e 2008, ficou no 7º lugar, em sua última corrida no Brasil, após anunciar a aposentadoria ao final deste ano. A última prova da Fórmula 1 em 2017 será em Abu Dhabi, Emirados Árabes, no dia 26 de novembro.
Veja a classificação final do Grande Prêmio do Brasil: