Primeiro dia de provas do Enem acontece neste domingo (3); mais de 4 milhões de candidatos farão a prova
Dia de linguagens e ciências humanas, além da redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 inicia sua primeira etapa neste domingo (3), com aplicação em todos os estados e no Distrito Federal, totalizando 1.753 municípios. O exame é o principal processo seletivo para ingresso no ensino superior no país e, nesta edição, conta com 4.325.960 candidatos inscritos.
A partir das 13h30 (horário de Brasília), os candidatos terão cinco horas e meia para responder 90 questões de múltipla escolha, divididas entre linguagens e ciências humanas, além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas. Os conteúdos incluem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.
Horários e fusos
A programação segue o horário oficial de Brasília, o que impacta o horário de abertura e fechamento dos portões, variando conforme o fuso horário local. Em regiões com fuso diferente, como Fernando de Noronha (PE), os portões abrem às 13h e fecham às 14h no horário local. Nos estados do Amazonas (exceto 13 municípios), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a entrada será permitida das 11h às 12h (horário local). Já no Acre, os candidatos devem chegar entre 10h e 11h.
Candidatos que solicitaram tempo adicional e obtiveram aprovação terão até as 20h para encerrar o exame. Aqueles que farão o exame em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão concluir até as 21h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enfatiza que não haverá prorrogação para o preenchimento do cartão-resposta e folha de redação.
Documentação obrigatória
Para ingressar na sala de prova, é necessário portar um documento oficial de identificação com foto válido. Em caso de perda ou roubo de documentos, o boletim de ocorrência não será aceito como substituto. O Inep recomenda que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição impresso, que pode ser acessado pela Página do Participante com login no site Gov.br.
Itens permitidos e proibidos
Os candidatos devem portar apenas caneta esferográfica de tinta preta, transparente. Outros itens, como celulares, calculadoras, relógios inteligentes e demais equipamentos eletrônicos, devem ser guardados em um envelope porta-objetos lacrado, fornecido no local. A ida ao banheiro será monitorada por fiscais com detectores de metal, e lanches levados pelos participantes poderão ser inspecionados.
Itens proibidos incluem armas, cartões de inscrição, óculos escuros, artigos de chapelaria, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivos e qualquer tipo de dispositivo eletrônico, entre outros.
Reaplicação e segunda etapa
A reaplicação das provas para participantes que atenderem a critérios específicos ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. Casos elegíveis incluem problemas logísticos ou diagnósticos de doenças infectocontagiosas listadas no edital, como tuberculose, sarampo, entre outras.
O segundo dia do exame está agendado para 10 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito será divulgado em 20 de novembro e o resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2024.