TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
oportunidade

Ministério Público da Paraíba abre inscrições para estágio em Arquivologia em João Pessoa

Podem participar da seleção os estudantes matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas que mantenham convênio com o CIEE

Por Gabriela Lins Publicado em
Ministério Público da Paraíba
O estágio será presencial em João Pessoa, com carga horária de 25 horas semanais (Foto:Reprodução/Arquivo)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo de formação de cadastro de reserva de estagiários dos cursos de Arquivologia. A seleção é destinada a estudantes matriculados entre o 4º e o 6º períodos, e será realizada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) por meio de prova online. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia do dia 4 de setembro, exclusivamente pelo site do CIEE.

O estágio será presencial em João Pessoa, com carga horária de 25 horas semanais (máximo de 5 horas diárias). A bolsa oferecida é de R$ 1.000,00, além do auxílio transporte de R$ 107,80.

Requisitos para inscrição

Podem participar da seleção os estudantes matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas que mantenham convênio com o CIEE. Além disso, é necessário que o candidato seja brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente, tenha no mínimo 16 anos, não tenha sido exonerado do serviço público e esteja em dia com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos) e militares (para homens maiores de 18 anos). O processo segue as diretrizes da Lei 11.788/08, que regulamenta o estágio no Brasil.

Inclusão e diversidade

O MPPB reservou 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas negras (pretas e pardas). As instruções para inscrição desses grupos estão detalhadas no edital.

Além disso, o processo seletivo também contempla candidatos trans que queiram ser identificados pelo nome social. No momento da inscrição, eles devem selecionar a opção “desejo informar meu nome social”, que será utilizado em toda a comunicação pública do processo.

Provas

As provas online estarão disponíveis durante o período de inscrição, de 21 de agosto até o dia 4 de setembro, ao meio-dia. A avaliação consiste em 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 10 de conhecimentos gerais (incluindo temas como meio ambiente, cidadania, história, geografia, raciocínio lógico, política, economia e cultura). O tempo de resposta para cada questão será de dois minutos.

A classificação exigirá que o candidato obtenha no mínimo 50% de acertos. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: maior idade, melhor desempenho em língua portuguesa, maior nota em conhecimentos gerais e ordem de inscrição.

Resultados

O gabarito provisório será divulgado no dia 5 de setembro, no site do CIEE, e os recursos poderão ser interpostos até o dia 6 de setembro. As listas provisórias de classificação serão divulgadas no dia 26 de setembro, com três listas distintas: uma geral, uma para autodeclarados negros e outra para pessoas com deficiência. Os recursos sobre essa classificação também poderão ser apresentados no mesmo dia. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 4 de outubro.

Esse processo seletivo é uma oportunidade para estudantes de Arquivologia adquirirem experiência prática, com benefícios financeiros e inserção no mercado de trabalho.



Relacionadas