TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dicas

Enem 2024: dez maneiras de manter a organização na rotina de estudos

Este ano, o Enem contou com a inscrição de quae 150 mil candidatos da Paraíba

Por Carlos Rocha Publicado em
Provas enem
Enem 2024: dez maneiras de manter a organização na rotina de estudos (Foto: Divulgação/Enem)

Com menos de quatro meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 5 milhões de brasileiros estão em plena preparação para a prova. Além do domínio das matérias, é preciso conciliar outras atividades do dia a dia, como trabalho, família e vida social.

Este ano, o Enem contou com a inscrição de quae 150 mil candidatos da Paraíba. Até o momento, a quantidade de inscritos para 2024 é 20% maior do que a registrada em 2023, quando 124.519 paraibanos se inscreveram no exame. Com esse aumento, a Paraíba se torna o 12º estado brasileiro com mais inscrições.

“Estabelecer um cronograma que inclua momentos de lazer e descanso é essencial para evitar o esgotamento. Equilibrar todas as áreas da vida pode parecer uma tarefa árdua, mas com planejamento e disciplina, é possível manter uma rotina saudável e produtiva”, afirma o professor Paulo Jubilut, fundador de uma plataforma de estudos.

Revisão Periódica do Conteúdo

Outro aspecto importante na rotina de estudos é a revisão periódica do conteúdo. Segundo Jubilut, criar um calendário de revisões, no qual se revisa o material aprendido em intervalos regulares, ajuda a fixar o conhecimento na memória de longo prazo. “Esse método, conhecido como espaçamento de revisão, é altamente eficaz para evitar o esquecimento e garantir que o conhecimento esteja fresco na mente no dia da prova. Utilize técnicas de estudo, como resumos, mapas mentais e exercícios de fixação, para tornar as revisões mais dinâmicas e interessantes”, sugere o professor.

Dez Hábitos Recomendados pelo Professor Jubilut

  1. Estabeleça metas possíveis: O primeiro passo para organizar a rotina é estabelecer metas atingíveis. Isso otimiza o tempo para ter um bom desempenho no exame. “Não adianta estabelecer 20 metas diárias, sendo que você não vai conseguir passar de cinco ou seis”, alerta o professor.
  2. Nada de “depois eu faço”: Se uma meta foi estabelecida, não deixe para depois. Procrastinação pode ser um vilão, gerando estresse e improdutividade. “Vencer a preguiça de estudar é a chave para mudar esse hábito”, declara Jubilut.
  3. Evite distrações: Dê um tempo às redes sociais durante os estudos. Uma simples notificação pode ser fator de distração. “Mudar de cenário” também pode aumentar a retenção de informações e concentração.
  4. Crie um ambiente de estudos adequado: Ter um ambiente iluminado e um local específico para os estudos ajuda o cérebro a entender o estímulo de foco.
  5. Tenha uma boa noite de sono: O sono é essencial para consolidar o que foi aprendido. “Durma bastante e aproveite seus momentos de lazer e descanso sem culpa”, aconselha Jubilut.
  6. Cuidado com a autossabotagem: Identificar gatilhos de autossabotagem é essencial para manter o equilíbrio entre estudos e lazer, evitando comparações com colegas.
  7. Gerencie o seu tempo de estudos: Estudar nos momentos de maior alerta do cérebro pode melhorar o desempenho. A técnica Pomodoro, por exemplo, é uma boa alternativa para gerenciar o tempo.
  8. Diversifique seu material de estudos: Utilizar diferentes materiais, como videoaulas, podcasts, textos e simulados, pode tornar a rotina mais dinâmica e eficaz.
  9. Procure estudar com amigos ou em grupos: Estudar em grupo facilita a compreensão, memorização e resolução de dúvidas. A Teoria da Pirâmide do Aprendizado mostra que ensinar é uma das formas mais eficazes de aprender.
  10. Comece a revisar o conteúdo estudado: Ter um cronograma de revisão ajuda a fixar o conteúdo e identificar dúvidas.

“Não foque em apenas um método. Mesclar entre dois ou mais sempre será uma alternativa. O importante é descobrir o jeito que mais funciona para você”, completa o professor Jubilut.



Relacionadas