TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Fies começa a selecionar candidatos pela lista de espera; veja onde consultar

Programa oferta mais de 67 mil vagas em 1,2 mil instituições privadas de ensino no primeiro semestre

Por SBT News Publicado em
O Fies é um financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos
Veja onde consultar lista de espera do Fies (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Educação iniciou a pré-seleção de candidatos incluídos na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024. A pré-seleção, responsável por avaliar a modalidade de vaga e a ordem de classificação do candidato, ocorrerá até o dia 30 de abril, por meio do Portal Único de Acesso.

Aqueles que forem pré-selecionados deverão complementar as informações no site do Fies e, posteriormente, terão cinco dias úteis para validar os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A documentação exigida poderá ser entregue fisicamente ou de forma eletrônica.

Outra exigência é a validação das informações prestadas a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data de validação da CPSA. Neste caso, também será necessária a entrega física ou eletrônica da documentação exigida. Quando aprovado, bastará apenas formalizar a contratação do financiamento.

O que é o Fies?

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante. Ao todo, foram ofertadas 67.301 vagas em mais de 1,2 mil faculdades particulares.

Neste ano, o programa contará com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706). Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.



Relacionadas