Capes abre seleção para bolsistas em universidade da Alemanha
Bolsas serão na área de ontologia e ética indígena
O Programa Cátedra Bonn, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Bonn, na Alemanha, está com inscrições abertas para bolsas no exterior na área de ontologia e ética indígena. Os interessados em participar desse programa de intercâmbio e pesquisa têm até o dia 31 de outubro para se inscrever, acessando a página da Capes no seguinte endereço: link para inscrições.
Além da área de ontologia e ética indígena, mais duas chamadas fazem parte desse acordo de cooperação entre as duas instituições: agricultura, biodiversidade e bioeconomia, com período de inscrições entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2024, e medicina, saúde global e imunologia, com inscrições abertas entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2025.
O programa prevê a seleção de um candidato na modalidade cátedra, que terá a possibilidade de indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. A duração da bolsa de cátedra varia de seis a 12 meses, enquanto as demais bolsas têm duração de seis a dez meses. Cada chamada será apoiada com um valor total de R$ 481 mil, com início previsto para 2024 e duração máxima de 12 meses.
O Programa Cátedra Bonn foi relançado pela Capes em junho deste ano com o objetivo de aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães. Além disso, visa incentivar a criação de novas parcerias e uma rede internacional de pesquisa.
A Capes será responsável pela concessão de auxílio deslocamento, auxílio seguro-saúde, auxílio instalação e pelas mensalidades dos bolsistas, enquanto a Universidade de Bonn se compromete a fornecer a estrutura de trabalho necessária para as atividades acadêmicas e assistência com formalidades administrativas.
Leia também: