Como funciona o ensino integral e o que levar em conta para escolha
Pais devem levar em consideração estrutura do colégio e suporte pedagógico
Para muitas famílias, matricular os filhos no ensino integral é uma escolha que permite que as crianças e adolescentes tenham acesso a atividades complementares e, também, um acompanhamento individualizado.
Considerado um formato de sucesso em muitos países, o ensino integral ganhou força no Brasil nos últimos anos, onde também mostra um resultado positivo. Segundo pesquisas, alunos do ensino integral têm uma chance maior de entrar no ensino superior e ganham em média 18% a mais no mercado de trabalho.
Com isso, a busca pelo ensino integral tem crescido nos últimos anos. No entanto, antes de matricular os filhos nessa modalidade de ensino, há fatores importantes que os pais e responsáveis devem levar em consideração.
O ensino integral oferece uma jornada escolar mais ampla e um leque de atividades que enriquecem a vida do estudante. O formato permite que os alunos desenvolvam habilidades que vão além da sala de aula, abrangendo as esferas acadêmica, física, emocional, social e cultural.
Entre os principais objetivos dessa modalidade está desenvolver aptidões como pensamento crítico e criatividade. Para isso, é preciso que a escola tenha uma estrutura física adequada e uma equipe preparada para dar todo suporte ao aluno.
Segundo Nicole Cavalcanti, coordenadora do período integral do ISO Colégio e Cursos, os estudantes precisam ter um ambiente confortável onde possam se concentrar nos momentos de estudo. “No ISO, oferecemos ambientes com salas de descanso, cabines de estudos individuais e suporte tecnológico com computadores, tablets e wifi,” detalha a especialista.
Desenvolvimento Socioemocional
O desenvolvimento socioemocional é igualmente importante no ensino integral. Por isso, os alunos do ISO têm acompanhamento pedagógico e participam de atividades que desenvolvem e estimulam esta área .
“O objetivo é trabalhar a criatividade, conhecimento e pensamento crítico dos nossos alunos,” explica Nicole.
Melhora do desempenho em sala de aula e extracurricular
Outro benefício de uma jornada escolar mais longa é que os alunos terão um período maior para revisar conteúdo e tirar dúvidas. O acompanhamento individualizado também reflete no desempenho dos alunos, que encontram na escola o suporte necessário para organizar uma rotina de estudos, acompanhamento psicopedagógico e atividades extracurriculares.
O ensino integral também permite que o aluno organize melhor seu tempo e tenha uma rotina de estudos mais eficiente.
Metodologia de excelência no Ensino Integral
Para os alunos matriculados no Ensino Médio, o integral também oferece uma abordagem exclusiva. Os estudantes têm acesso ao exclusivo método ISO, desenvolvido pela escola.
Entre os diferenciais da metodologia está a organização diária das aulas, que agrupa os conteúdos por área do conhecimento, buscando estruturar a rotina de estudos. Isso garante mais foco e um aproveitamento melhor do tempo dos estudantes, refletindo em um melhor desempenho.
Ao longo do ano, os alunos participam de oficinas de leituras e workshops de habilidades para o futuro e de desenvolvimento humano. Além disso, a escola promove assessoria com análises personalizadas, avaliação de verificação de aprendizagem e simulados para terceira série.
“Nosso objetivo é desenvolver estratégias que potencializam o aprendizado. Também acreditamos na educação socioemocional, onde a emoção e a motivação do aluno devem estar relacionados ao rendimento escolar, para proporcionar autonomia e desenvolvimento aos alunos. Assim, eles podem criar seu próprio caminho,” conclui Nicole.