Bolsistas da CAPES devem receber até terça (13), diz reitor da UFPB
O reitor da UFPB participou, nesta quinta-feira (8), da CXCI Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes
Após contigenciamento de verbas, o Ministério da Educação (MEC) repassou, nesta quinta-feira (8), o valor de R$ 50 milhões para honrar o pagamento das bolsas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No entanto, o valor permite apenas a cobertura dos pagamentos referentes à educação básica. Ficou de fora da conta a regularização do pagamento de mestrandos e doutorandos, estimado em R$ 155 milhões.
Em Brasília, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, comunicou que o pagamento das bolsas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), será realizado até terça-feira (13), conforme indicou o Ministro da Educação, Victor Godoy. Ele não deu detalhes sobre quais bolsistas devem receber os recursos.
O reitor da UFPB participou, nesta quinta-feira (8), da CXCI Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), onde também se tratou de orçamento e foram discutidas soluções para as Instituições Federais de Ensino Superior.
Conforme o Reitor Valdiney Gouveia, representantes da Andifes informaram, durante a reunião, sobre a provável recomposição de orçamento das universidades federais. “Lutaremos para que seja integral e aconteça em dois ou três dias úteis”, afirmou o Prof. Valdiney.
Auxílios estudantis
De acordo com o Reitor da UFPB, a instituição já recebeu recursos para pagar os auxílios estudantis e está trabalhando para manter o compromisso de pagá-los até o décimo dia útil do mês. “Seguimos na luta por mais recursos a fim de cumprir os demais compromissos, incluindo as bolsas”, assegurou o Reitor Valdiney Gouveia.
A Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape/UFPB) publicará na próxima semana um comunicado disciplinando os procedimentos e as regras necessárias para o recebimento dos auxílios durante o mês de janeiro de 2023.