Médicos pedem suspensão de concurso da Polícia Civil na Paraíba
Profissionais da saúde cobram readequação de vagas para a categoria.
O Sindicato dos Médicos da Paraíba exige a suspensão das provas do concurso público da Polícia Civil. A categoria cobra da Justiça o resultado da liminar solicitada em novembro de 2021.
O processo movido pelos profissionais da área da saúde pede a readequação das vagas para os cargos de Perito Oficial Médico-Legal na área de psiquiatria e patologia. De acordo com o edital, ao todo são ofertadas 50 oportunidades para a categoria e essas vagas devem ser destinadas a médicos.
Segundo o representante da categoria, Márnio Costa, atualmente não existe na lei orgânica da Polícia Civil esses cargos e solicita que o concurso fique suspenso até que o Governo do Estado ajuste a lei criando os cargos com a devida remuneração correspondente ao grau de especialização.
Nesta semana, a Justiça Federal concedeu liminar para suspender a realização de provas do concurso referentes ao cargo de perito oficial químico-legal (área geral) e perito oficial químico-legal (área química). Nesta quarta-feira (9), a liminar foi derrubada e as provas estão mantidas para todos os cargos.
O concurso
Com 1,4 mil vagas, a Polícia Civil tem oportunidades em cargos de escrivão, delegado, agente de investigação, perito criminal (em quatro áreas), perito médico-legal (em três áreas), perito odonto-legal, perito químico-legal (em duas áreas), técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista. Os salários variam de R$ 3.726,73R$ a 12.769,801.
Aplicação de testes está marcada para os dias 13 e 20 de fevereiro.
Veja mais: