João Pessoa tem 280 vagas abertas para curso de Microempreendedor Individual
O curso é voltado aos usuários cadastrados no Cadúnico, que já têm seu negócio ou que pretendem empreender.
Seguem abertas até março as 280 vagas ofertadas pela prefeitura de João Pessoa no curso destinado a Microempreendedores Individuais. A ação é realizada em alusão ao Acessuas Trabalho, programa nacional de promoção do acesso ao mundo do trabalho gerido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
O curso é voltado aos usuários cadastrados no Cadúnico, que já têm seu negócio ou que pretendem empreender. A iniciativa ocorre em parceria com o Qualifica Mais Progredir, programa do Governo Federal.
De acordo com dados da Receita Federal, divulgados pelo Sebrae nesta semana, cerca de 98% das empresas abertas em 2021, na Paraíba, são de pequenos negócios, um total de 47.699 novos pequenos negócios. Uma variação de 44% se comparado ao ano de 2020, em que 33.211 pequenos negócios foram abertos no estado.
O curso reforça a importância da formalização profissional, orientando os alunos sobre o registro de Microempreendedores Individuais (MEI), e tem como produto final a elaboração de planos de negócio ou planos de aplicação de recursos, potencializando a interface com outras políticas públicas do Governo Federal.
Nas aulas, os alunos vão aprender sobre orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.
O curso será realizado de forma presencial no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de João Pessoa, na Av. Primeiro de Maio, 720, no bairro de Jaguaribe. A carga horária é de 160 horas e os alunos terão direito a assistência estudantil, valor pago por hora/aula assistida, recebido por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011. Podem participar as pessoas com 18 anos ou mais e que tenham concluído o ensino fundamental.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de março na sede do Acessuas Trabalho, que fica na Rua Professor Sizenando Costa, 57, no bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada bairro. Em caso de dúvidas, entrar em contato com as equipes do Acessuas Trabalho pelo telefone 3214-3112 ou e-mail [email protected].
Documentação Necessária para inscrição:
– Identidade (RG);
– CPF;
– Comprovante de nível de escolaridade completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão;
– Certidão de casamento ou nascimento;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta);
– Comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS);
– Certificado de Alistamento Militar – CAM ou Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI (Para candidatos do sexo masculino);
– Comprovante de quitação Eleitoral (Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
– Cópia da carteirinha de vacinação contra a Covid-19.