Enem: veja como solicitar isenção na taxa de inscrição
Segundo o Ministério da Educação (MEC), procedimentos deve ser realizado até 28 de maio
Tem início nesta segunda-feira (17), o prazo para candidatos solicitarem a isenção das taxas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação acontece entre os dias 17 e 28 de maio, na Página do Participante.
Conforme o publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), hoje também tem início a publicação de justificativa de falta no Enem 2020. Mas, vale lembrar que nenhum dos pedidos - solicitação de isenção de taxa ou justificativa de falta garantem a inscrição automática no Enem 2021.
Para fazer as ações, os candidatos devem informar o número do CPF, data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos. Solicitação de isenção de taxa de inscrição com CPF em situação irregular na Receita não será aceita.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os dois procedimentos devem ser realizados até 28 de maio.
Quem pode solicitar a isenção da taxa?
- Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
- Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).
Quem pode justificar ausência?
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.