TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
mudança

MEC afirma que haverá redução no número de vagas do Fies a partir de 2021

Até o primeiro semestre de 2020, as regras continuam iguais, tanto para o Fies quanto para a do P-Fies.

Por Redação T5 Publicado em
Locais das provas Enem

O Ministério da Educação (MEC) fez mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do ano que vem. De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), publicado nesta sexta-feira (267), o número de vagas oferecido deve cair para quase a metade do atual.

Conforme o MEC, "as vagas poderão passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022". A pasta declarou que a quantidade de vagas pode ser revista, de forma anual, caso exista alteração nos parâmetros do âmbito econômico atual ou aportes do Ministério.

Até o primeiro semestre de 2020, as regras continuam iguais, tanto para o Fies quanto para a do P-Fies. As inscrições têm início no dia 5 de fevereiro e seguem até o dia 12.

O Fies sofre mudanças a partir do primeiro semestre de 2021.Já no P-Fies, as mudanças acontecem a partir do segundo semestre de 2020, incluindo a desvinculação da modalidade como um programa independente do Fies.

No Fies, haverá mudança nas notas de corte para o candidato que quer pedir o financiamento. Atualmente, é necessário ter média mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. Já a partir do primeiro semestre de 2021, a nota média mínima continua sendo de 450 pontos, mas a nota de corte da redação sobe para 400. 

Na mudança anunciada, o P-Fies não terá limite de renda, quem ganhar mais de 5 salários mínimos também pode concorrer ao financiamento. Também não será necessário fazer o Enem para recorrer a esse financiamento.

Leia mais:

+ Saiba como fazer um pudim de capuccino para a sobremesa de Natal

+ Prefeito de cidade cearense é morto a tiros durante caminhada

+ Rainha Elizabeth pede aos britânicos que superem as divisões

+ Então é Natal: Spotify lança playlist assinada por Simone



Relacionadas