Como economizar na crise: 5 gastos que podem ser cortados
Quando a inflação sobe mais que a renda, famílias precisam cortar gastos para economizar.
Por Renata Nunes
Publicado em
A redução do poder de compra do brasileiro pela alta da inflação no país pode gerar momentos de crise. Para contornar esse cenário, o controle de gastos se torna essencial.
Veja cinco tipos de despesas que podem ser revistos sem impactar tanto na qualidade de vida:
- Bens duráveis e semiduráveis comprados por impulso: A família realmente precisa daquela blusa nova, ou daquele enfeite para a sala, ou de um conjunto novo de pratos? Muitas famílias acabam voltando do supermercado com mais itens do que a lista essencial pedia.
- Ir menos ao mercado: Programar as compras para não ir várias vezes ao mercado ou shopping reduz as tentações das compras por impulso.
- Refeições prontas: Com o isolamento social, as idas aos restaurantes e bares diminuíram, mas o consumo de refeições prontas, compradas por internet ou aplicativos cresceu. Trocar refeições prontas por pratos preparados em casa ajuda a economizar.
- Marcas famosas: Por que pagar mais por um produto por causa da marca? Não vale manter só por tradição ou status. Na crise, teste opções mais baratas. Vale também para remédios, usando genéricos ou similares se possível.
- Contas de consumo: Tem TV por assinatura e streaming, como Netflix? Precisa mesmo dos dois? O que pode ser cortado por um tempo? Ao ligar para a operadora desses planos para cancelar o serviço, o cliente pode ainda ter uma boa surpresa - a proposta de um desconto.
Leia também:
- Saiba como emitir boletos do IPTU e TCR
- Saiba quem tem direito e o que fazer para receber a cesta básica do governo da PB
- Felipe Prior processará Nego Di por comentários feitos ao seu respeito
- BBB 21 terá paredão falso e líder imune por duas semanas
- BBB 21 | Sarah revela que gosta de Bolsonaro
Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!