Conta de luz fica mais cara: veja dicas para economizar
A partir desta terça-feira (1) a conta de luz fica ainda mais cara. Em um ano com inúmeros problemas, tudo o que o consumidor menos queria era um problema a mais para se preocupar.
A partir desta terça-feira (1) a conta de luz fica ainda mais cara. Em um ano com inúmeros problemas, tudo o que o consumidor menos queria era um problema a mais para se preocupar. Com isto, é preciso ter ainda mais cuidado na hora dos gastos e economizar. Mas como fazer isto? Confira abaixo algumas dicas para gastar menos energia e poupar um dinheirinho no fim do mês:
- Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar deixa os ambientes mais arejados (orientação da OMS para esse período) e evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Prefira montar seu posto de trabalho, caso esteja atuando com trabalho remoto, em locais mais claros e ventilados.
- Sempre que possível, opte por lâmpadas LED, que apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.
- Mantenha ventiladores ligados apenas se estiver utilizando o ambiente. Caso contrário, mesmo em uma saída rápida do cômodo, vale desligá-lo enquanto não estiver usando.
- Quanto à geladeira, tente abrir o menor número de vezes possível e oriente seus filhos a fazerem o mesmo. Escolha o que será retirado antes, diminuindo o tempo da porta aberta. Também não é recomendável colocar roupas e sapatos para secar na parte de trás, pois a prática sobrecarrega o motor e aumenta o consumo do aparelho para manter a baixa temperatura interna.
- Se precisar fazer um lanche para a criançada, priorize sempre que possível o uso do forno a gás, ao invés do microondas e do forno elétrico.
- É importante também não deixar aparelhos no modo stand by ligados quando não estiver usando. Se for usar o ferro de passar, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentar o ferro novamente. Faça o mesmo com a máquina de lavar.
- Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.
- Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.