Itens da ceia de Natal subiram 3,19% em relação a 2018, aponta estudo
Carnes bovinas, suínas, aves e o bacalhau são alguns dos produtos que mais encareceram neste ano. Para garantir a festa, vale buscar opções mais baratas para o cardápio
Um levantamento da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) informa que os itens típicos da chamada "cesta básica natalina" estão em média 3,19% mais caros que em 2018. A demanda aquecida nesses produtos pressiona os preços, já que o cardápio é tradicionalmente o mesmo na maioria das casas do país.
Carnes suínas, aves e carnes bovinas encareceram. Algumas frutas também estão valorizadas, como o pêssego, que está 17% mais caro. O preço do bacalhau está 15,73% mais alto, podendo chegar a R$ 159 por kg. Segundo economistas, não só a demanda como também a alta do dólar neste ano aumentaram o preço do bacalhau.
A dica de especialistas para economizar é optar por itens que não são tão procurados nesta época, como a uva, que está 10,61% mais barata. O azeite também caiu 11,65%, além do queijo (-8,95%) e pescado que não seja bacalhau (-2,46% em média).
saiba mais