Governo de Bolsonaro estuda reduzir impostos de empresas e tributar o lucro
A ideia é tributar os dividendos e reduzir o Imposto de Renda das companhias
Neste sábado (30) em postagem na rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que o Ministério da Economia estuda reduzir impostos. Segundo o presidente, a ideia é tributar os dividendos (lucro pagos aos acionistas de empresas) e reduzir o Imposto de Renda das companhias.
A ideia seria a troca da cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos. Atualmente, as empresas do Brasil que lucram mais de R$ 20 mil por mês pagam 25% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 9% Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), totalizando 34%.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 30 de março de 2019
Bolsonaro, também publicou que desde 1995 o Brasil não cobra Imposto de Renda sobre dividendos, o que contraria as melhores práticas internacionais.
Em compensação, desde 1995, o Brasil não cobra Imposto de Renda sobre dividendos (parcela do lucro distribuída aos acionistas de uma empresa), na contramão da prática internacional.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 30 de março de 2019
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o tributo sobre dividendos teria uma alíquota (percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo) de 15% e o Imposto de Renda para empresas seria reduzido para outros 15%.
Leia mais: Justiça cassa liminar que proibia governo de comemorar golpe de 64
+ Já classificado, Botafogo-PB visita CRB em Maceió querendo 1º lugar do grupo no Nordestão