Relatório de Estabilidade Financeira 2017 é divulgado pelo Banco Central; inadimplência cai
O documento é relativo ao segundo semestre do ano passado.
O Banco Central (BC)
divulgou nesta terça-feira (17) o Relatório de Estabilidade
Financeira (REF) relativo ao segundo semestre de 2017 no Brasil. Ele
apresenta o panorama econômico do país, com as perspectivas para a
estabilidade financeira nacional.
De acordo com o BC, o ano de 2017 foi marcado pela retomada do crescimento da economia brasileira, queda da inflação, redução da taxa básica de juros e melhora no nível de emprego.
Esses fatores propiciaram o avanço do crédito bancário às famílias, em praticamente todas as linhas de crédito, com declínio das taxas médias de juros cobradas e melhoria dos índices de inadimplência. Já o volume de reestruturações do crédito imobiliário, que foi motivo de atenção nos últimos três semestres, acabou recuando, com diminuição dos riscos à estabilidade financeira.
O crédito às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) apresentou sinais de melhora, com queda na inadimplência e na participação relativa dos ativos problemáticos no total da carteira de crédito desse segmento.
Por sua vez, os ativos problemáticos das grandes corporações persistem em elevação, sendo tema que continuará demandando atenção em 2018. Houve queda na concessão de crédito bancário a essas corporações, mas, em contrapartida, o mercado de capitais e o mercado externo ganharam importância como fontes de financiamento para o segmento.
A redução do risco de crédito às famílias e às PMEs, por sua vez, propiciou queda das despesas de provisão, beneficiando de forma relevante a rentabilidade dos bancos. Assim, o sistema bancário manteve adequado volume de cobertura para o risco de crédito e melhorou seus já robustos índices de capitalização e de alavancagem.
Leia também:
STF aceita denúncia contra Aécio Neves
Acidente mata duas pessoas e deixa outra ferida, na Zona Sul de JP