Agências de viagens fazem liquidações de fim de ano
Quem deixou para programar as férias de última hora pode se beneficiar das promoções
Apesar de as vendas do setor de viagens neste fim de ano terem registrado um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2016, muitos assentos de avião e quartos de hotéis bloqueados pelas operadoras de turismo não foram vendidos.
Resultado: as empresas estão liquidando a "sobra". Bom para os consumidores que deixaram para programar as férias de última hora, que poderão contar com descontos em passagens, diárias e até mesmo cruzeiros. Além disso, os pagamentos ainda estão sendo parcelados no cartão de crédito.
"Com essas promoções de última hora, a economia no bolso do consumidor pode chegar a R$ 1.500. O cliente tem optado por viagens que já incluem todo tipo de serviço, como seguro, alimentação, resort com lazer e pacote com passeios inclusos, justamente para parcelar a viagem em até dez ou 12 vezes sem juros, diz o diretor de vendas da CVC no Rio, Adriano Gomes.
A empresa, inclusive, tem oferecido passagem aérea grátis para o segundo passageiro até o fim do ano ou 50% de desconto em destinos nacionais para embarques em janeiro.
Leandro Guerra, franqueado da consultoria Encontre Sua Viagem e dono da agência de turismo Guesant Turismo, dá a dica de procurar lugares menos procurados e optar por cidades próximos aos destinos mais concorridos. "Na alta temporada, pode ficar mais caro se hospedar em Jeriquaquara (CE) ou Maragogi (AL). Uma alternativa é ficar em Maceió (AL)", observa.
E é mesmo no Nordeste que estão os destinos mais procurados, nos sites especializados. "Os destinos nacionais mais procurados nas férias de janeiro e fevereiro são os lugares de praia. Todo o Nordeste é muito procurado pelo viajante, bem como litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Já líderes dos internacionais são: Cancún, Orlando e Santiago, além de cidades como Amsterdam, Londres e Paris, na Europa", afirma Elisa Goulart, gerente comercial do Hotel Urbano.