Tambaú Debate recebe procuradora do MPT-PB para discutir denúncias de assédio eleitoral na PB
O estado se destacou como o que mais recebeu denúncias de assédio eleitoral no Nordeste
O Tambaú Debate deste sábado (7), apresentado pelo jornalista Josival Pereira, contará com a presença da procuradora do trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB). Durante o programa, que vai ao ar às 8h, a procuradora discutirá o tema assédio eleitoral.
Andressa Ribeiro Coutinho explica o que configura assédio eleitoral e oferecerá orientações aos trabalhadores sobre como e onde realizar denúncias. Além disso, ela abordará os números de denúncias registradas até o momento, destacando a relevância do tema no contexto atual.
Números do assédio eleitoral
Na Paraíba, entre 2022 e 2023, foram registradas 113 denúncias de assédio eleitoral, resultando em 116 procedimentos e investigações. O estado se destacou como o que mais recebeu denúncias de assédio eleitoral no Nordeste.
Em âmbito nacional, o período entre 2022 e 2023 contabilizou 3.531 denúncias desse tipo. O aumento é significativo em comparação com 2018, quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 219 denúncias. A escalada resultou na assinatura de 276 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e em 74 ações judiciais.