Nome de Simone é envolvido em polêmica; entenda o que é 'blackface'
Participação de Simone Mendes é cancelada em programa de Rodrigo Faro por suposto blackface
Simone Mendes teve sua participação no programa Hora do Faro cancelada devido a um suposto blackface. A pedido da equipe da cantora, a emissora vetou a exibição do quadro Funcionário Famoso com a cantora, que iria ao ar neste domingo (14) e, em vez disso, exibiu uma reportagem sobre o Dia das Mães de 2019.
As críticas começaram após uma chamada do programa começar a ser exibida na programação. A caracterização de Simone teria sido proposta pela produção do programa, mas a repercussão negativa levou a cantora a ficar assustada. A Record não comentou sobre o assunto quando procurada.
O que é blackface?
O blackface, uma prática que começou na Europa e ganhou força nos Estados Unidos no século 19, envolve atores brancos pintando a pele de forma escura para ridicularizar pessoas negras nos chamados "minstrel shows".
Esses espetáculos reforçavam estereótipos racistas, retratando pessoas negras como preguiçosas, ignorantes, hipersexualizadas e criminosas. Essa forma de entretenimento influenciou outras artes e até mesmo a cultura brasileira, com personagens como Tia Anastácia.
Por que é ofensivo?
O uso do blackface em produções brasileiras tem sido criticado pelo movimento negro, pois mesmo quando não tem intenção de ridicularizar, reforça estereótipos racistas através da caracterização exagerada.