HBO retira 'E O Vento Levou' de catálogo após protestos contra racismo nos EUA
A exclusão do longa aconteceu após o autor de outro filme fazer a sugestão
A plataforma de streaming HBO Max retirou, nessa terça-feira (09) o filme ‘E O Vento Levou’ do seu catálogo. O longa, vencedor de oito estatuetas do Oscar, traz a representação de escravos conformados e proprietários heroicos.
À AFP, o porta-voz da HBO Max afirmou que, por ser um produto de seu tempo, o filme contém preconceitos étnicos e raciais. As discriminações, no entanto, persistem na sociedade americana, conforme analisou o porta-voz.
"Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", completou, em contato com a AFP.
A retirada do filme ocorreu após uma série de protesto nos Estados Unidos contra a morte de George Floyd, homem negro que foi morto por um policial branco.
Nesta semana, o autor de ’12 Anos de Escravidão, John Ridley, publicou um artigo em que argumentava sobre a retirada do filme da plataforma. “Não fica apenas aquém da representação, mas ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor", diz um trecho do texto.
‘E O Vento Levou’ voltará a ser transmitido, mas uma discussão do contexto histórico será adicionada.
Veja também:
+ Bombeiro é preso por suspeita de envolvimento no assassinato de Marielle Franco
+ Com medicamento supostamente adquirido em João Pessoa, homem é preso vendendo ivermectina no RN