Sem William Waack, Jornal da Globo perde audiência e fica atrás do SBT
Em outros períodos em que o âncora deixou a bancada, o telejornal não perdeu tanta audiência como na última semana.
Sem William Waack há uma semana, afastado após o vazamento de um vídeo com uma suposta fala racista, o Jornal da Globo perdeu audiência e chegou até a perder para o SBT. Nas últimas sete edições, o ibope do telejornal caiu 14% em relação a duas semanas atrás, quando foi apresentado por seu titular, e acumula três derrotas para a rede de Silvio Santos.
Entre 8 e 16 de novembro, Renata Lo Prete e Carlos Tramontina substituíram Waack, mas não mantiveram a audiência do titular. No período, o telejornal registrou média de 8,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Há duas semanas, com Waack na bancada durante as sete edições, entre 19 e 27 de outubro, o jornal teve média de 9,9 pontos (14% a mais).
Se comparada à semana de 30 de outubro a 7 de novembro, em que Waack folgou no feriado de Finados, a média (de 9,5) também ficou um ponto acima de agora. Cada ponto equivale a 70,5 mil domicílios na Grande São Paulo.
A suspensão de Waack pode ter influenciado na queda de audiência do Jornal da Globo. Em outros períodos em que o âncora deixou a bancada, o telejornal não perdeu tanta audiência como na última semana. Quando o apresentador foi internado com um problema cardíaco, em julho, o jornal com Tramontina chegou a crescer no Ibope.
Nas últimas férias de Waack, entre agosto e setembro, o "Jornal da Globo" com Renata Lo Prete manteve boa audiência e perdeu somente uma vez para o SBT.
SBT na liderança
Durante o afastamento do jornalista, quem se deu bem foi a emissora de Silvio Santos, que liderou o ibope em três ocasiões. Um dia após a suspensão de Waack, o Jornal da Globo com Lo Prete registrou 8.5 pontos, contra 8.9 do SBT, que exibia "A Praça É Nossa" e "The Noite".
Nesta semana, o telejornal com Tramontina perdeu na terça para a 19ª exibição do filme "Riquinho" no SBT (9.3 x 8.5), e na quinta, novamente para "Praça" e "The Noite" (9.0 x 7.7).
Segundo o colunista Flávio Ricco, do UOL, Waack não tem previsão para retornar ao telejornal. "Globo e William Waack ainda estão conversando", informou a comunicação da emissora.
Via Paulo Pacheco/UOL São Paulo
Leia mais:
Vídeo com comentário racista de William Waack vaza e choca internautas; Assista
Heraldo Pereira é cotado para assumir bancada do Jornal da Globo