Cantora gospel Eyshila tem imagem manipuladas para aplicação de golpes na web
Eyshila, que tem mais de 4,5 milhões de seguidores, relatou que percebeu o golpe ao tentar acessar sua conta e descobrir que havia perdido o controle do perfil

ouça este conteúdo
|
readme
|
A cantora gospel Eyshila teve sua imagem e voz utilizadas indevidamente em um golpe digital. Criminosos usaram inteligência artificial para criar um vídeo falso, no qual a artista supostamente promove uma oportunidade exclusiva de negócios. A publicação fraudulenta foi feita em sua conta no Instagram, que estava hackeada no momento da postagem. O assunto foi destaque no Primeiro Impacto, do SBT.
Eyshila, que tem mais de 4,5 milhões de seguidores, relatou que percebeu o golpe ao tentar acessar sua conta e descobrir que havia perdido o controle do perfil. Amigos e familiares alertaram sobre postagens que não condiziam com seu conteúdo habitual. Segundo a cantora, a manipulação incluiu não apenas sua imagem, mas também sua voz, tornando o golpe ainda mais convincente.
A artista registrou um boletim de ocorrência e acionou as autoridades para tentar identificar os responsáveis. Especialistas alertam que golpes como esse estão cada vez mais sofisticados e difíceis de detectar. No Brasil, cerca de 41 milhões de pessoas foram vítimas de crimes cibernéticos no último ano.
Casos semelhantes têm ocorrido com outros artistas e apresentadores, como Ratinho, Celso Portiolli e Marcos Mion, cujas imagens foram manipuladas para enganar internautas. A recomendação das autoridades é que os usuários das redes sociais desconfiem de ofertas mirabolantes, evitem clicar em links suspeitos e verifiquem a autenticidade das publicações diretamente nos perfis oficiais dos artistas.