Esposa conta desafios ao identificar primeiros sinais de demência em Bruce Willis
Bruce Willis, de 69 anos, encerrou sua carreira em março de 2022 após receber um diagnóstico inicial de afasia
Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, falou em entrevista à revista Town & Country sobre os desafios de identificar os primeiros sinais de demência em seu marido. Aos 46 anos, Emma detalhou como a saúde de Bruce afetou a dinâmica familiar e relembrou o impacto do diagnóstico de demência frontotemporal (DFT).
Bruce Willis, de 69 anos, encerrou sua carreira em março de 2022 após receber um diagnóstico inicial de afasia, condição que prejudica a capacidade de falar e compreender a linguagem. Mais tarde, em fevereiro de 2023, o diagnóstico foi atualizado para demência frontotemporal, agravando as dificuldades do ator com comunicação e memória. Segundo Emma, a descoberta demorou a ocorrer, uma vez que Bruce, que lidou com uma gagueira intensa na infância e juventude, conseguia ocultar os desafios de comunicação, especialmente ao memorizar roteiros.
Emma recordou que, ainda jovem, Bruce encontrou na atuação uma forma de superar a gagueira, incentivado por um professor de teatro que o ensinou a decorar falas para ganhar confiança. "Para o Bruce, começou com a linguagem. Ele tinha uma gagueira intensa quando era criança. Foi então que conheceu um professor que disse: ‘tenho algo que vai te ajudar’. Após as aulas, Bruce descobriu que conseguia decorar roteiros inteiros sem gaguejar”, relatou Emma.
Essa técnica acabou moldando a carreira do ator, mas, ao perceber mudanças na fala, Emma associou inicialmente essas variações à gagueira. "Quando a fala dele começou a mudar, parecia apenas uma variação da gagueira", explicou, ressaltando que nunca imaginou que ele poderia estar desenvolvendo um quadro de demência tão cedo.
Casados desde 2009, Emma e Bruce têm duas filhas, Mabel e Evelyn. Bruce também é pai de Rumer, Scout e Tallulah, de seu casamento anterior com Demi Moore.