Irmãos Menendez podem ser libertados antes do Natal em decisão judicial nos EUA
Uma audiência marcada para o dia 11 de dezembro poderá redefinir o futuro dos irmãos, que foram condenados a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional
Erik e Lyle Menendez, condenados pelo assassinato dos pais em 1989, podem estar perto de sair da prisão antes do Natal, segundo apurou o site TMZ. Uma audiência marcada para o dia 11 de dezembro poderá redefinir o futuro dos irmãos, que foram condenados a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.
Fontes próximas ao caso informaram que os advogados de defesa dos irmãos Menendez vão solicitar ao juiz Michael V. Jesic, da Corte Superior do Condado de Los Angeles, que altere a classificação do crime de assassinato para homicídio culposo, o que mudaria a pena de prisão para um período já cumprido. Caso o juiz aceite a proposta, os irmãos poderiam ser libertados imediatamente.
Além desta solicitação, o promotor do condado, George Gascón, está propondo uma reavaliação da sentença, sugerindo que a condenação atual seja substituída por uma pena de 50 anos a prisão perpétua. Se o juiz acatar essa recomendação, os irmãos poderiam solicitar a liberdade condicional de forma imediata, embora o processo junto à Junta de Liberdade Condicional possa levar até seis meses para ser finalizado.
Outra possibilidade seria um pedido de clemência ao governador da Califórnia, Gavin Newsom. Segundo os advogados de defesa, uma petição de clemência já foi submetida, e se aprovada, o governador poderia comutar a pena dos irmãos Menendez, resultando na sua libertação.
Com três frentes diferentes para sua possível liberdade, Erik e Lyle Menendez podem estar prestes a deixar a prisão, mas o caso ainda depende da decisão final do juiz Jesic.