Morre aos 87 anos o humorista Ary Toledo
O velório, que será aberto ao público, acontecerá em São Caetano do Sul às 14h, com o sepultamento marcado para as 19h
O comediante Ary Toledo, de 87 anos, faleceu neste sábado (12), conforme confirmado pelo jornalismo da Band. Ary vinha enfrentando problemas de saúde, incluindo uma internação recente por conta de uma pneumonia, e já utilizava cadeira de rodas. A causa da morte não foi divulgada.
O velório, que será aberto ao público, acontecerá em São Caetano do Sul às 14h, com o sepultamento marcado para as 19h.
Trajetória e carreira de Ary Toledo
Nascido em Martinópolis e criado em Ourinhos, no interior de São Paulo, Ary Toledo se mudou para a capital paulista aos 22 anos, onde iniciou sua carreira como ator no Teatro de Arena. Cinco anos depois, ingressou no humor, tornando-se uma referência no gênero.
Conhecido por suas piadas satíricas e apresentações cheias de anedotas, Ary compilou mais de 30 mil piadas ao longo da carreira, muitas delas em shows, discos, programas de TV e livros. Corintiano fervoroso, algumas das frases atribuídas ao folclórico presidente do Corinthians, Vicente Mateus, foram adaptadas e popularizadas por ele.
Durante o período militar, Ary ficou conhecido por suas críticas sutis ao regime. Em uma apresentação, fez alusão ao Ato Institucional V ao dizer: "Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato", o que levou à sua prisão momentânea.
Além de humorista, Ary teve contato com grandes nomes da cultura brasileira, como Vinícius de Moraes e Elis Regina, que o incentivaram a seguir na carreira humorística, consolidando-se como um dos maiores piadistas do país, com um acervo impressionante de 65 mil piadas.