Ariano Suassuna: veja frases mais famosas e icônicas do escritor paraibano
Nesta terça-feira (23), completa-se 10 anos desde a morte de Ariano Suassuna, um dos mais ilustres nomes da literatura e dramaturgia brasileira
Nesta terça-feira (23), marca-se o 10º aniversário da morte de Ariano Suassuna, um dos maiores ícones da literatura e dramaturgia brasileira. Para celebrar sua memória, o Portal T5 selecionou 10 frases que refletem a profundidade e a criatividade do autor, conhecido por suas obras e pela defesa da cultura nordestina.
O paraibano Ariano Suassuna é amplamente reconhecido por sua obra-prima, o Auto da Compadecida, uma peça teatral que ganhou adaptações para o cinema e a televisão. Além de sua carreira como escritor, Suassuna se destacou como professor e foi um ardoroso defensor da cultura nordestina.
Criador do Movimento Armorial, Suassuna buscou valorizar as artes populares do Nordeste, promovendo uma arte erudita que emergisse da cultura popular. Sua visão inspirou muitos artistas e continua a influenciar a arte brasileira.
O legado de Suassuna é também marcado por suas contribuições às academias literárias. Ele foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras em 1989, além de ser membro da Academia Pernambucana de Letras desde 1993 e da Academia Paraibana de Letras desde 2000.
Para homenagear este grande nome da literatura, o Portal T5 separou 10 frases que capturam sua visão única e seu espírito inabalável:
- "Não troco o meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém!"
- "Os doidos perderam tudo, menos a razão. Têm uma (razão) particular. Os mentirosos são parecidos com os escritores que, inconformados com a realidade, inventam outras."
- "Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa."
- "Tudo que é bom de passar é ruim de contar. E tudo que é ruim de passar é bom de contar."
- "Eu divido a humanidade em duas metades: de um lado os que gostam de mim e concordam comigo. Do outro, os equivocados."
- "É tanta qualidade que exigem para dar emprego, que não conheço um patrão com condições de ser empregado."
- "Ser poeta é muito bom porque eu não tenho nenhuma obrigação de veracidade. Eu posso mentir à vontade, cientista é que não pode."
- "O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado."
- "Quem gosta de ler não morre só."
- "A tarefa de viver é dura, mas fascinante."