Morre Zé Celso Martinez, criador do Teatro Oficina
Estado de saúde do dramaturgo havia se agravado nessa quarta-feira.
O dramaturgo Zé Celso Martinez, 86 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas desde terça, após sofrer queimaduras durante um incêndio no apartamento onde morava, no Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. Celso teve 53% do corpo queimado.
O estado de saúde do dramaturgo havia se agravado nessa quarta-feira.
Zé Celso é conhecido como um dos maiores dramaturgos do Brasil. Natural de Araraquara, interior de São Paulo, ele foi uma das figuras mas importantes para o teatro na década de 1960.
Antes da morte, a atriz Fernanda Montenegro fez uma homenagem ao dramaturgo, desejando que ele se recupere do episódio. “Todo o nosso teatro, toda a atividade cultural, humanista, do nosso país está em comunhão com você nesta hora. Você vai sair dessa crise. Sua energia é inesgotável. Você é uma força sagrada da nossa resistência criativa. Você vencerá este momento”, escreveu.
O incêndio
O 36º Distrito Policial, na Vila Mariana, informou que está trabalhando para descobrir as causas que provocaram o incêndio no apartamento de Zé Celso, localizado na região do Paraíso, na zona oeste da capital paulista. Segundo o boletim de ocorrência, Zé Celso, o marido e os outros dois atores ficaram feridos após um incêndio atingir o apartamento na manhã de ontem. Segundo informações da polícia, a ocorrência foi registrada como incêndio e lesão corporal. O prédio foi evacuado e o sexto andar, onde vivia o dramaturgo, foi interditado pela Defesa Civil.
Leia também: