TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
artista

Voz de Zezé di Camargo preocupa fãs; fonoaudióloga explica

O Portal T5 procurou a fonoaudióloga Maria Mell Diniz, que explicou que a voz do artista sofreu uma mudança após um rompimento de cisto

Por Carlos Rocha Publicado em
Voz de Zezé di Camargo preocupa fãs; fonoaudióloga explica
Voz de Zezé di Camargo preocupa fãs; fonoaudióloga explica (Foto: Reprodução/ Instagram)

Durante uma apresentação recente, o cantor Zezé Di Camargo, de 60 anos, teve problemas com sua voz, o que causou grande repercussão nas redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados da madrugada desta quinta-feira (18). Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o momento em que Zezé tenta cantar a música "Dois Corações e Uma História", porém, enfrenta dificuldades e não consegue executar a canção. (confira o vídeo no final da matéria)

Diversos seguidores e fãs lamentaram o ocorrido, expressaram seu apoio ao cantor e alguns sugeriram que seria a hora de parar. Apesar de alguns conselhos de aposentadoria, Zezé Di Camargo não tem planos de parar sua carreira tão cedo. Recentemente, no dia 11 de maio, ele lançou o single "Você Não é Mais Assim", em parceria com a saudosa Marília Mendonça, que faleceu em um acidente aéreo em novembro de 2021, aos 26 anos.

O que aconteceu com a voz de Zezé?

O Portal T5 procurou a fonoaudióloga Maria Mell Diniz, que explicou que a voz do artista sofreu uma mudança após o episódio de um rompimento de cisto na prega vocal.

"Aconteceram durante a carreira de Zezé vários problemas vocais. Ele cantava muito alto, notas agudas altíssimas e, como a gente via no próprio canto, ele já fazia todo um esforço vocal. Ele teve um rompimento de um cisto na prega vocal, o líquido desse cisto causou uma aderência na prega vocal e essa aderência modificou totalmente a qualidade vocal dele. Como ele tinha uma voz aguda, ele teve ele teve que baixar vários tons para poder conseguir cantar e é justamente o que eu percebo. Desde quando aconteceu isso ele não conseguiu fazer essa adaptação para baixar esses tons para conseguir cantar com qualidade. Depois disso ele não conseguiu mais alcançar as notas como ele alcançava com eficiência", disse.

Além do cisco, Mell sinaliza que a idade vocal também pode ser fator determinante que contribuiu com o que acontece com o cantor.

"Também há a questão do envelhecimento vocal. Zezé já tem 60 anos e tudo envelhece e, além do envelhecimento, tem esse comprometimento na prega vocal que tá causando essa dificuldade dele de atingir as notas. Ele teria que passar por uma avaliação, tanto do otorrino para ver como é que anda a estrutura, como é que anda essa mucosa da prega vocal, tem que fazer várias sessões de fono para poder fazer a adequação da textura. Ele precisaria também de um bom professor de canto para fazer essas novas adaptações para baixar esses tons para ele cantar com qualidade, para ele não estar forçando tanto a voz", mencionou.

A profissional ressalta, principalmente aos profissionais da voz que o cuidado de aquecer e desaquecer é fundamental.

"Também tem a questão de fazer os exercícios vocais que a gente sempre indica, que é o aquecimento antes de cantar e o desaquecimento vocal. Isso é muito importante porque ele vai preparar a voz para essa atividade. Ele como cantor profissional precisa fazer esses exercícios, trabalhar essa voz para que essa voz não falhe e, com certeza, diminuir os tons", disse.

Maria Mell destacou os principais cuidados com a estrutura física responsável por emitir o som da nossa voz.

"Os principais cuidados com a nossa voz são evitar alimentos condimentados, evitar bebida alcoólica, evitar alimentos derivados do leite porque ele engrossa saliva e dificulta a deglutição, dificulta também a emissão de algumas notas, evitar pigarrear, falar cochichando, excesso de água gelada, também gritos desnecessários. Esses são os principais cuidados que um profissional da voz, que usa voz profissionalmente, tem que ter e, além de tudo, um sono reparador, investir na hidratação do corpo como um todo para a gente ter uma voz boa eficiente", finalizou.



Relacionadas