Ativista Greta Thungberg é presa durante protesto na Alemanha
Imagens mostram que três policias carregaram a ativista para um local distante da borda da mina
A ativista ambiental Greta Thunberg foi presa pela polícia alemã nesta terça-feira (17), em um protesto contra a demolição da vila carbonífera de Luetzerath, no oeste da Alemanha, as informações são do veículo alemão Deutsche Welle.
Thunberg foi presa com outros manifestantes enquanto protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros (5,6 milhas) de Luetzerath. Ela se sentou com um grupo perto da borda da mina.
Imagens mostram que três policias carregaram a ativista para um local distante da borda da mina.
Imagens mostraram a polícia alemã carregando Thunberg para longe da área onde ocorrem os principais protestos. Os manifestantes ocupam o local por mais de uma semana, em oposição à demolição dos prédios abandonados que foram adquiridos por uma empresa de energia.
???????? AGORA: Greta Thunberg é presa durante manifestação na Alemanha.
— Eixo Político (@eixopolitico) January 17, 2023
A ativista ambiental protestava contra a demolição de uma vila para a produção de carvão. pic.twitter.com/JDkZ7PMNU1
De acordo com a polícia, ela fazia parte de um grupo de ativistas que estava na borda da mina, e que ela foi abordada e carregada pelos policiais para fora de uma região supostamente perigosa. Um dos ativistas teria pulado na mina, mas não existe informação se ele ficou ferido.
Um porta-voz da polícia disse que os manifestantes seriam encaminhados para identificação, mas ainda não está claro o que irá acontecer com Thunberg e o grupo.
Já no último sábado (14), outro protesto terminou em conflito entre os manifestantes e a polícia local. Na manifestação, que reuniu cerca de 35 mil pessoas, segundo os organizadores, centenas de militantes tentaram entrar em áreas restritas de uma mina de lignito localizada no oeste do país, informaram as forças de segurança.
Veja também: