Todo mundo nu: famosos que já visitaram Tambaba, praia naturista na PB
Sabrina Sato, Juliette e muitos outros já visitaram a praia paraibana e Ju Ladeira traz tudo o que você precisa saber para ter essa experiência
Ficar em uma praia como veio ao mundo na frente de outros frequentadores. A princípio, essa ideia pode parecer fora de cogitação ou de outro mundo em um primeiro momento, mas a prática do naturismo vem ganhando muitos adeptos no Brasil decorrer dos anos. Algumas dessas pessoas que se renderam à experiência naturista são famosas. Juliette, Sabrina Sato, Evandro Santos, Léo Miggiorin, a "Chiquitita" Francis Helena e a influennciadora Becca Pires estiveram em Tambaba, no Litoral Sul da Paraíba.
Outros famosos, em entrevistas ou conversas, já declararam que visitaram praias naturistas nacionais e internacionais, como foi o caso de Maiara, (da Maraisa), Fernando Zor, Ana Maria Braga, Flávia Alessandra, e até o Silvio Santos. Todos eles já provaram da sensação de liberdade que o naturismo traz.
A empreendedora e viajante Ju Ladeira que percorreu várias praias, não necessariamente de naturismo, pelo Brasil e pelo mundo, recomenda que antes de visitar qualquer lugar, seja naturista ou não, deve-se fazer uma pesquisa acerca das regras daquela localidade. Sobretudo quando a viagem é para um outro país ou região com cultura diferente. Palavras, gestos ou atos podem ser interpretados de maneira diferente do seu local de origem.
Tambaba
A Paraíba abriga a primeira praia naturista do Nordeste. Desde 1991, a praia de Tambaba, que fica no município de Conde, Litoral Sul do Estado, foi parcialmente liberada para a prática do naturismo. Mas quem pensa que só basta ir tirando a roupa se engana. O espaço tem uma série de regras, assim como outras praias do segmento.
No local é proibida a entrada de homens desacompanhados. Apenas casais, hetero ou homossexuais, podem entrar na parte naturista da praia. Isso porque Tambaba é dividida em dois espaços, um mais aberto onde ficam os visitantes não naturistas, e um mais isolado, onde as regras valem. Uma outra regra é que na parte naturista não é permitida a permanência de pessoas vestidas e também o registro fotográfico sem autorização.
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), além de Tambaba, existem outras sete praias de naturismo oficiais no país. A consultora Ju Ladeira, que já percorreu muitos locais no mundo, fez um breve levantamento sobre cada uma delas e suas regras.
Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC) – Foi a primeira praia de nudismo reconhecida oficialmente no Brasil, em 1986. Fica a 80 km de Florianópolis e conta com uma boa infraestrutura receptiva. A área destinada ao nudismo tem 50 metros e uma divisão: na primeira parte, o nudismo é parcial. Na segunda, é obrigatório. Se o turista quiser se hospedar na Praia do Pinho, precisa adquirir o passaporte naturista, que pode ser solicitado à Federação Brasileira de Naturismo no site oficial.
Galheta, Florianópolis (SC) – Praia em que a nudez é permitida, mas não obrigatória. Por isso, ela atrai, além de naturistas, surfistas em busca de ondas radicais. Ela se localiza dentro de um parque municipal e, para alcançá-la, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos, partindo da Praia Mole. Galheta também admite homens naturistas desacompanhados.
Pedras Altas, Palhoça (SC) – É uma praia dividida por rochas e pela vegetação, que separam os turistas desacompanhados de casais e famílias. Na ponta direita da Enseada de Brito, a nudez é obrigatória. Pedras Altas recebe turistas de todo o mundo; há taxas para estacionar e acampar no local.
Abricó, Rio de Janeiro (RJ) – Localiza-se em Grumari, próximo à Reserva dos Bandeirantes e à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. A nudez completa só é permitida aos finais de semana e em feriados não-chuvosos, quando a Associação Naturista de Abricó está presente na praia. Durante a semana, o visitante decide se usa ou não roupas.
Olho de Boi, Búzios (RJ) – São apenas 50 metros de praia em Búzios, na Região dos Lagos fluminense, mas Olho de Boi atrai muitos visitantes por conta das águas azuis-turquesa com tons esverdeados, totalmente cristalinas, que abrigam arraias, peixes e corais. O nome da praia deriva de uma fruta comum na região, semelhante a um olho de boi.
Massarandupió, Entre Rios (BA) – É a única praia baiana dedicada ao nudismo. Conhecida por suas dunas, Massarandupió fica a 93 Km de Salvador, tem uma extensão de 2 Km e conta ainda com um rio, bem próximo, que corre para o mar. Nas noites de alta temporada, os naturistas costumam organizar luaus à beira-mar.
Barra Seca, Linhares (ES) – Praia de ilha, a 54 Km de Linhares e a 142 Km de Vitória, Barra Seca só pode ser alcançada por barco, atravessando o Rio Ipiranga. A praia estende-se por 10 Km, mas apenas 200 metros são destinados ao naturismo. Essa área é dividida em duas partes: uma para casais e famílias, e outra para solteiros. Há opção de hospedagem em campings