O que é afasia, doença que acometeu famosos
Cartunista da Folha de S.Paulo se aposentou após diagnóstico da doença, assim como o ator Bruce Willis
A família de Angeli informou, nesta quarta-feira (20), a aposentadoria do chargista, aos 65 anos. Com 51 anos de carreira, sendo quase 50 deles na Folha de S.Paulo, ele foi diagnosticado com afasia e, por isso, se afastou do trabalho.
A doença é a mesma que interrompeu a carreira do ator norte-americano Bruce Willis, aos 67 anos, em março deste ano. Nas redes sociais do cartunista, a família publicou um comunicado oficializando a aposentadoria e informando sobre novas publicações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA), a causa mais comum da doença é o acidente vascular cerebral (AVC) no lado esquerdo do cérebro, que é o dominante para a função da linguagem na maioria das pessoas. Contudo, por ter outras possíveis causas, não há como prever propriamente a afasia, mas somente as doenças que a desencadeiam.
O tratamento deve priorizar a doença que causou a afasia, como o AVC, por exemplo. A partir disso, tratamentos para a reabilitação da fala, como a fonoterapia podem auxiliar para reverter o quadro. De acordo com SBFA, a recuperação da afasia a longo prazo depende da sua gravidade inicial, juntamente com a extensão e o local da lesão cerebral. Portanto, quanto mais leve e menor o dano cerebral, maiores as chances de recuperação da linguagem.
É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo. pic.twitter.com/5coMYLWL81
— Angeli (@Angeli_) April 20, 2022
Veja também: