Veja a lista de músicas gravadas por Cássia Eller mais tocadas nos últimos 10 anos
Cássia Eller morreu no dia 29 de dezembro de 2001
Há 20 anos a cantora Cássia Eller nos deixava. Ela tinha 39 anos e estava no auge de sua carreira. No dia 29 de dezembro de 2001, Cássia sofreu três paradas cardíacas, na clínica Santa Maria, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Havia a suspeita de que a artista havia falecido devido ao consumo de drogas, já que fez uso, durante muito tempo, de álcool e cocaína. Contudo, a autópsia confirmou que a rockeira foi vítima de um infarto do miocárdio.
O legado da artista ficou marcado por sua voz inconfundível e a interpretação única de cada letra das músicas que gravou ao longo da carreira. Mesmo depois de sua morte, a cantora acumula mais de dois milhões de ouvintes só no Spotify com suas músicas.
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as músicas interpretadas por Cássia e mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública.
“O segundo sol”, de autoria do amigo Nando Reis, lidera esse ranking. Nando Reis, aliás, é o compositor de oito das 20 músicas gravadas por Cássia Eller que mais tocaram no Brasil de 2011 a 2021. Logo em seguida, “Malandragem”, de Frejat e Cazuza, e “Por enquanto”, de Renato Russo, completam o top 3.
Uma curiosidade foi o estudo específico do Ecad sobre as canções gravadas por Cássia Eller e que mais tocaram no segmento de TV, que engloba os canais de TV aberta e TV fechada, nos últimos 10 anos. A música “A Cuca te pega”, de autoria de Dori Caymmi e Casé, ficou na liderança e fez parte da trilha sonora Sítio do Pica-Pau Amarelo, programa infantil exibido pela Rede Globo.
Cássia Eller tem 337 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, os segmentos de Rádio e TV foram os responsáveis por mais de 85% do que foi arrecadado em direitos autorais para ela. Os seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Ranking das músicas gravadas por Cássia Eller mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão)
1 - O segundo sol - Nando Reis
2 – Malandragem - Frejat / Cazuza
3 - Por enquanto - Renato Russo
4 - Palavras ao vento - Marisa Monte / Moraes Moreira
5 - All star - Nando Reis
6 – Relicário - Nando Reis
7 - E.c.t. - Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown
8 - O meu mundo ficaria completo - Nando Reis
9 - Gatas extraordinárias - Caetano Veloso
10 - Luz dos olhos - Nando Reis
11 - Lanterna dos afogados - Herbert Vianna
12 - Admirável gado novo - Zé Ramalho
13 - Vento no litoral - Marcelo Bonfá / Renato Russo / Dado Villa-Lobos
14 - Partido alto - Chico Buarque
15 - No recreio - Nando Reis
16 - As coisas tão mais lindas - Nando Reis
17 - Todo o amor que houver nessa vida - Frejat / Cazuza
18 - 1º de julho - Renato Russo
19 – Nós - Tião Carvalho
20 – Socorro - Alice Ruiz / Arnaldo Antunes
Cássia inspira cantora paraiabana
Cássia Eller é um sinônimo de força feminina, ousadia e personalidade e inspirou a cantora e compositora Val Donato em sua carreira. A paraibana está preparando uma turnê junto com os músicos Walter Villaça (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), que fizeram parte da banda de Cássia. O primeiro show será na capital paraibana, João Pessoa, e percorrerá outras cidades nordestinas, a partir do mês de abril de 2022. Depois, será a vez de ganhar o Brasil.
“Hoje, eu tenho um trabalho autoral bem desenvolvido, estou gravando o segundo disco, então as pessoas já entendem que tenho referências dela, sim, mas não faço uma imitação. No início da minha carreira, as pessoas me relacionavam muito com a Cássia, até por não haver muitas cantoras no estilo dela”, contou Val.
Da lista de sucessos de Cássia Eller mais tocados nos últimos 10 anos, as músicas O segundo sol, Malandragem, Por enquanto, All star, E.c.t., 1º de julho e Nós estarão no repertório da turnê de Val Donato, conforme foi adiantado ao Portal T5.