Cantor e compositor, Léo Canhoto, morre aos 84 anos; artista fez dupla com Robertinho
Ele estava internado há três semanas com pneumonia e não resistiu depois de sofrer paradas cardíacas, em São Paulo.
Morreu neste sábado (25), o cantor e compositor Leonildo Sachi, mais conhecido como Léo Canhoto. O artista ficou famoso em dupla com Robertinho e tinha 84 anos. Ele estava internado há três semanas com pneumonia e não resistiu depois de sofrer paradas cardíacas, em São Paulo.
+ Filme “Uma Linda Mulher” completa 30 anos; veja como está o elenco
O cantor nasceu em Anhumas, no interior de São Paulo, e foi criado no Paraná. Ele começou a carreira se apresentando em circo e depois tentou passou a ser apresentar com outras duplas. Nos anos de 1960, o artista ganhou destaque como compositor e atuou como empresário, além de produtor de duplas sertanejas. Ganhou o apelido de canhoto, pois invertia as cordas do violão para tocar com a mão esquerda.
Em 1969, ele conheceu Robertinho, com quem formou a dupla mais conhecido da sua carreira. Os dois foram os primeiros sertanejos a ganhar um disco de ouro pela música apartamento 37, que foi uma composição de Canhoto. O estilo de Léo Canhoto e Robertinho influenciou diversos cantores, como Milionário e José Rico e Chitãozinho e Xororó.
+ Durante live, dupla Bruno e Marrone elogia Bolsonaro: ‘É um cara honesto’
A dupla se separou em 1983, mas depois voltaram a tocar juntos até o ano de 2018. Depois, Canhoto passou a se apresentar com Dino Santos e o último trabalho dele é o disco “Divino Pai Eterno”.
Leia também: