Conheça os primeiros sinais da doença que matou Jorge Fernando
O AVC é o motivo mais comum de morte na população adulta no Brasil, ficando na 4ª posição no ranking da taxa de mortalidade entre os países latino-americanos e o Caribe.
O diretor e ator Jorge Fernando, da TV Globo, morreu na noite deste domingo (27), no hospital Copa Star, no Rio, vítima de um aneurisma dissecante da aorta completa. Jorge Fernando se recuperava das sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido em janeiro de 2017.
+ Morre o ator e diretor Jorge Fernando
De acordo com o Ministério da Saúde o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando existe um entupimento ou rompimento de uma veia ou artéria dentro da cabeça, dificultando a passagem do sangue para o cérebro e provocando a paralisa cerebral.
+ Caso de criança intoxicada por slime não é isolado e pediatra faz alerta
O AVC é o motivo
mais comum de morte na população adulta no Brasil, ficando na 4ª
posição no ranking da taxa de mortalidade entre os países
latino-americanos e o Caribe.
+ Marinha abre seleção com vagas em João Pessoa
+ Luísa Sonza sensualiza de topless e micro short nas redes sociais
Entre os principais sintomas estão a dificuldade de locomoção, principalmente de um lado do corpo, como por exemplo um braço e uma perna fraca ao mesmo tempo, a dificuldade para conseguir falar e a boca torta. Também existem sinais menos comuns como uma tontura que começa sem motivos aparentes, vômitos e dores de cabeça.
Segundo os neurologistas, o tabagismo e a diabetes fazem parte dos fatores de risco, mas que grande parte da sociedade não sabe que está atrelado ao AVC.