Irmão de Cara de Sapato revela a síndrome que causa crises no paraibano
A síndrome de Tourette é uma condição neurológica
Viralizou nas redes sociais um momento em que o paraibano Cara de Sapato é acalmado por Amanda após uma crise de ansiedade. O Portal T5 chegou a ouvir uma psicóloga que falou sobre como lidar com esse tipo de situação. Entretanto, o irmão do lutador informou em entrevista que essas crises são ocasionadas por uma condição que Cara de Sapato tem desde a infância.
Mário Figueiredo revelou à revista Quem a síndrome de Tourette faz com que o participante tenha essas crises.
“Aos nove anos ele começou a apresentar alguns sintomas e posteriormente ele foi diagnosticado com Síndrome de Tourette, que é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário, que causa alguns tiques. As crises de ansiedade vieram depois”, recordou.
“O Sapato sempre teve acompanhamento e as crises nunca chegaram a um estado crítico ou atrapalhá-lo em sua profissão ou vida pessoal. Os sintomas dessa síndrome vão amenizando no decorrer da vida adulta. Aqui fora, o Sapato faz acompanhamento com psicólogos e especialistas há muitos anos. A disciplina que ele tem com o esporte e estar com a cabeça sempre ocupada com outras atividades ajudam muito”, continuou.
"Com certeza a ajuda da Amanda foi essencial naquele momento, ela se mostrou uma verdadeira amiga e companheira para ele. Desistir não passa pela cabeça dele, ele é um atleta e os atletas têm um preparo físico e psicológico muito grande para situações como essas. A amizade deles tem surpreendido todo mundo positivamente, e para o jogo está sendo muito bom", finalizou.
A síndrome de Tourette é uma condição neurológica caracterizada principalmente por tiques motores ou vocais e que geralmente começa na infância. A causa ainda não foi totalmente esclarecida pela ciência, mas, atualmente, os profissionais de saúde informam que fatores genéticos podem gerar essa condição, embora existam relatos de pessoas que a desenvolveram após eventos na região da cabeça, como traumatismo craniano, por exemplo.
o cara de sapato tendo uma crise de ansiedade e a amanda acolhendo ele. que ação linda a dela. não é tentar solucionar aquilo, é só mostrar que o outro não está sozinho e que vai passar. pic.twitter.com/4Z0hKTI3gA
— Ansiedadeconvivendo (@ansiedadeconv) January 29, 2023