Netflix anuncia taxa extra para quem compartilhar a conta
Novas medidas serão testadas em outros países antes de chegarem ao Brasil; entenda o que vai mudar
A Netflix se pronunciou oficialmente na última quarta-feira informando aos usuários que vai cobrar um taxa extra para quem dividir a conta com amigos. Ou seja, quem compartilha o acesso com pessoas que não moram na mesma casa deve ficar atento.
De acordo com a plataforma, essa divisão interfere nas habilidades de investir em grandes produções. O novo modelo deve ser semelhante ao das TVs a cabo, que cobra a mais por outros pontos para o mesmo assinante. A novidade será testada primeiro no Chile, Peru e Costa Rica, antes de chegar em outros países - não há previsão da chegada ao Brasil.
A novidade chega como consequência da análise feita pela Netflix, que percebeu uma redução no crescimento no ano passado. Em 2020, 37 milhões de novas contas foram criadas, enquanto em 2021, foram pouco mais de 18 milhões. O resultado mostrou a queda de mais de 50% e, consequentemente, afetou os lucros da empresa, que caiu 58%.
Na prática, novas funções serão adicionadas novas funções na conta de cada usuário. “Adicione um membro extra”, para que sejam incluídas até duas pessoas que não moram na mesma casa, com pagamento de uma taxa, e “Transferir perfil para uma nova conta” para transferir dois perfis que da mesma conta para outras. O pagamento para adicionar dois novos membros será equivalente a metade do valor do plano básico. Se chegar ao Brasil, a taxa custará cerca de 13 reais.
Leia também: