TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aroeiras

Paraíba na Tela: município do Agreste tem sessões de cinema gratuitas em praça pública

No próximo 26 de outubro, a partir das 19h, o Centro de Convivência Milton Mariano, em Aroeiras, se transformará em uma sala de cinema a céu aberto

Por Carlos Rocha Publicado em
Sessoes de cinema aroeiras
Paraíba na Tela: município do Agreste tem sessões de cinema gratuitas em praça pública (Foto: Divulgação)

A VI Mostra Paraíba na Tela retorna em 2024, promovendo a arte e a acessibilidade cultural no município de Aroeiras. Organizada pelo Coletivo Atuador, a iniciativa visa aproximar o público do cinema regional, oferecendo uma experiência ao ar livre e gratuita para toda a comunidade, em um espaço de convivência e reflexão sobre as produções paraibanas.

No próximo 26 de outubro, a partir das 19h, o Centro de Convivência Milton Mariano, em Aroeiras, se transformará em uma sala de cinema a céu aberto. Com classificação livre, o evento é voltado a todas as idades e pretende criar uma atmosfera familiar e de integração cultural.

As obras selecionadas para esta edição passaram por uma criteriosa curadoria realizada por Iago Andrade, Nica Bezerra e Raysa Prado. A programação inclui os filmes:

  • "Aracati" (Veruza Guedes)
  • "Azeite de Retomada" (Rafa DasFolhas)
  • "Jacu" (Ramon Batista)
  • "Pantera dos Olhos Dormentes" (Cristall Hannah e Ingsson Vasconcelos)
  • "Anamnese" (Eduardo P. Moreira)
  • "Ateliê Multicultural Elioenai Gomes" (Valderiza Pereira)
  • "Preciso Falar Sobre o Futuro Além-Mar" (Carine Fiúza)

Desde 2016, o Coletivo Atuador — grupo composto por profissionais e artistas do audiovisual — tem como missão democratizar o acesso ao cinema e apoiar a profissionalização na área, especialmente em localidades onde esse tipo de iniciativa cultural é escasso.

O projeto é apoiado pelo edital de Concessão de Fomento às Mostras e Festivais de Audiovisual na Paraíba e financiado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (SECULT-PB). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também participa do projeto, contribuindo para a formação dos estudantes e fortalecendo o vínculo entre a academia e a comunidade local.

A identidade visual da mostra, criada por Bruna Velden (@brunavelden), homenageia elementos culturais da Paraíba, reforçando a valorização das tradições locais. Além das exibições, a mostra conta com uma oficina formativa sobre produção audiovisual com recursos limitados, ampliando o caráter educativo do evento.

Após Aroeiras, a Mostra Paraíba na Tela seguirá para a cidade do Conde, com data a ser divulgada em breve. Para mais informações sobre o evento e sua programação, é possível acompanhar o Coletivo Atuador no Instagram (@coletivoatuador) e no YouTube (Coletivo Atuador).



Relacionadas