Telescópio Euclides apresenta 1% do maior mapa tridimensional do universo
Este primeiro mosaico representa apenas 1% do total que o telescópio mapeará ao longo de seis anos
O telescópio espacial Euclides, da Agência Espacial Europeia (ESA), divulgou nesta terça-feira (15) a primeira parte de um abrangente mapa do Universo durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em Milão, Itália. A imagem, um mosaico de 208 gigapixels, resulta de 260 observações realizadas entre 25 de março e 8 de abril de 2024, cobrindo uma área de 132 graus quadrados do céu do Hemisfério Sul, equivalente a 500 vezes a área da Lua cheia.
Este primeiro mosaico representa apenas 1% do total que o telescópio mapeará ao longo de seis anos. Ao final da missão, o Euclides terá criado o maior mapa tridimensional do Universo, observando a forma, distância e movimento de bilhões de galáxias, algumas a 10 bilhões de anos-luz de distância. A imagem já revela 100 milhões de fontes, incluindo estrelas da Via Láctea e galáxias distantes.
Cerca de 14 milhões dessas galáxias poderão ser usadas para estudar os efeitos da matéria escura e da energia escura, dois grandes desafios da ciência moderna. Valeria Pettorino, cientista do projeto, destacou a importância da imagem como um marco no início de uma jornada que revelará mais de um terço do céu em seis anos.
Desde o início das observações regulares em fevereiro de 2024, 12% do levantamento já foi concluído. A próxima divulgação de dados está agendada para março de 2025, com os primeiros dados cosmológicos completos previstos para 2026. O Euclides, lançado em julho de 2023, é uma colaboração de mais de 2 mil cientistas de 300 instituições de 15 países, incluindo a NASA.