‘Virgens de Tambaú’ mira o futuro e promete edição histórica em 2023
Promessa é de transformar a avenida Epitácio Pessoa no “maior palco de folia do Brasil”.
“Fogosas, loucas desinibidas, mijam de ‘coca’, feito cururu, que molecas atrevidas”. Dois anos sem hino, a irreverência e o colorido na avenida. São dois anos sem as ‘Virgens de Tambaú’. Um dos maiores blocos do pré-carnaval pessoense - que literalmente abre a semana pré-carnavalesca, segue vivo no coração dos foliões.
Minimizando as lamentações em razão do cancelamento da edição deste ano, Euclices Medeiros, presidente da agremiação, revelou em entrevista ao Portal T5, que olha para frente, no futuro, e prepara uma edição história em 2023. Segundo ele, o folião pode ir “colocando a fantasia para levar um ventinho, que a festa promete”.
Animação é uma das marcas do bloco | Imagem: Reprodução / PMJP
“Tivemos uma semana muito movimentada. Não só pela lembrança pujante das últimas edições. Quero trazer aqui, para o folião, que estamos nesse momento organizando uma edição história para 2023. Será um ano épico em razão dessa parada de dois anos”, exclamou.
O bloco surgiu da frustração de amigos que se preparavam para brincar o carnaval de Olinda. Com vestimentas inusitadas, eles saíram nas ruas e na orla da capital paraibana espalhando a essência do carnaval: muita animação. Eram cerca de 100 pessoas na primeira edição em 1987. A brincadeira ganhou corpo com os anos seguintes transformando-se num verdadeiro fenômeno.
Bloco leva milhares de foliões às ruas | Imagem: Reprodução / PMJP
“As virgens são um bloco multicultural, multifacetado. Nossas marcas são a alegria, a diversidade e a inclusão. Aqui levamos a festa de todos os ritmos, todos os estilos musicais. Em 2020 foram 15 trios elétricos com muito frevo, samba, rock, funk, pancadão… tudo aquilo que o povo ama. Levamos de forma gratuita, como tem que ser o carnaval, a festa de todos”.
“Em 2020, por exemplo, trouxemos Elba Ramalho e 19 artistas locais. Coisa esplendorosa de ver. Segundo as estimativas, algo em torno de meio milhão na avenida. E temos uma coisa particular: os pequenos blocos, que unem-se a nós fazendo das ‘Virgens de Tambaú’ uma grande mãe acolhedora” sinalizou.
A promessa é de que a festa retome em 2023 | Foto: Reprodução / PMJP
“Pra 2023, o que planejamos em 2022 está sendo refeito. Levaremos muita alegria para a avenida. Nos temos a raiz da diversão, com um entretenimento gratuito, leve, capaz de unir. Essa é a história das virgens”, finalizou.