Música tem poder sobre a mente das pessoas? Ciência explica
A música atinge determinadas áreas do nosso cérebro responsáveis pelas nossas emoções.

ouça este conteúdo
|
readme
|

Todo mundo já passou por uma situação de ao escutar alguém cantando uma determinada canção, ficar com ela na cabeça durante muito tempo. Pois é, a ciência já confirmou que a música tem um poder na mente das pessoas, mas qual será o tamanho dele?
A psicóloga e mestre em neurociências Renata Toscano explica que ao criar o ritmo, a melodia e a harmonia de uma música, o compositor tem um objetivo, como causar tensão ou relaxamento em quem ouve.
Leia também: Apresentadora do SBT, Lola Melnick, está de férias na Paraíba e declara amor pelo estado
Prefeitura paraibana vai gastar mais de R$ 150 mil em festa, mas atrasa salários dos servidores
“Independente do objetivo, a música vai atingir determinadas áreas do nosso cérebro, principalmente o sistema límbico, que é o responsável pelas nossas emoções. Por isso que quando a gente vai para uma academia a tendência é ouvirmos um ritmo mais intenso, porque vai aumentar a adrenalina, fazendo com que você se motive à prática do exercício físico”, destaca ela.
Na maioria das vezes a música também é composta com uma letra, que no entanto, não é o centro das atenções do ouvinte quando ele está distraído. É justamente por esse motivo que existe o refrão, aquela parte que gruda em nossa cabeça.
“O refrão é aquela mensagem que o compositor realmente quer deixar pra gente. A gente tem que ouvir uma música pra tentar entender o significado e o significante dela, e ver como isso nos impacta, pra fazer esse contraponto com os nossos valores”, completa Renata.