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Educação Socioemocional e Metodologia Steam: Habilidades que preparam o aluno para vida

Competências socioemocionais são trabalhadas em sala de aula

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
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(Foto: Divulgação)

Os anos finais do ensino fundamental têm como principal foco o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e maturidade dos alunos para que a transição para o ensino médio seja mais leve e efetiva. Nessa fase, os alunos têm um aumento de repertório e de responsabilidades. Por isso, além de um planejamento pedagógico, é fundamental que a escola também tenha um plano socioemocional. É o que acontece no Colégio GGE. Segundo o gestor pedagógico Tayguara Velozo, a escola precisa ver o estudante como um ser integral. “Trabalhar todos os valores, todos os princípios nessa formação completa do aluno para o ensino médio e para a vida; e a consequência desse trabalho é o resultado no vestibular.”

O Colégio GGE prepara o aluno para além dos vestibulares, desenvolvendo o protagonismo, compreendendo os limites individualmente e exaltando as conquistas. O jovem encontra não só um amparo para uma boa formação acadêmica, com aulas de laboratório, vivências esportivas com atividades de lazer; mas um suporte socioemocional para desenvolver habilidades e competências. “Um dos nossos pilares é o acompanhamento. A gente acredita que quanto mais perto a gente tiver do aluno, de mãos dadas a gente consegue mostrar o caminho e dar asas para que aquele estudante voe”, assegura Tayguara.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

É por meio do Programa Educa que o Colégio GGE prepara o estudante para encarar os desafios da vida, auxiliando o desenvolvimento de softs skills que o mercado de trabalho exige. Os alunos trabalham aspectos como proatividade, criatividade, pensamento crítico, autonomia, resiliência e autogerenciamento. A formação emocional é holística e conta com a participação também dos familiares e educadores. O Psicólogo Rossandro Klinjey, idealizador do Programa Educa, conta que “O GGE foi uma das primeiras escolas que aceitou o programa para a gente atender não somente aos alunos, mas também a família e equipe pedagógica. A gente embarcou não só como um mero programa socioemocional, como um ecossistema de soluções que incluem um projeto para as crianças e adolescentes, mas uma escola de educação para pais e para educadores também.”

A Educa está fundamentada em práticas como o CASEL (The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Psicologia Positiva. O projeto estreita o diálogo entre a escola, os familiares e o jovem. E incentiva o aluno a reconhecer sentimentos e emoções, gerenciar conflitos, desenvolver a comunicação e relacionamento com os diversos grupos, tomar decisões construtivas e responsáveis, entre outros. Tudo isso prepara os estudantes para viverem melhor dentro e fora da internet.

Além da Educa, o Colégio GGE dispõe de uma equipe de psicólogos para acompanhar o desenvolvimento emocional e afetivo do estudante. O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP, também oferece atendimento individual para pais e professores, tornando a escola um lugar de acolhimento e bem-estar. É por meio do SOEP que a escola iniciou o projeto “GGE contra o Bullying”. A psicóloga da instituição, Milena Lucena, conta que esse projeto faz parte de um processo de construção e preparação de indivíduos com mais empatia e respeito. As ações são vivenciadas dentro e fora da sala de aula, “além do projeto regular que envolve todos os professores, a gente também vai durante todo ano destrinchando essa proposta e trazendo os alunos como líderes desse cuidado”. É um trabalho desenvolvido durante todo o ano, tanto de forma coletiva quanto individualizada. “A gente trabalha do 6º ao 9º ano as mesmas temáticas e vai abordando conforme a carinha de cada turma. A gente faz sempre de forma diferenciada em cada grupo, para que eles se sintam livres para interagir e até absorver esse conteúdo. Trazemos muito para a dinâmica pedagógica do dia a dia”.

“MÃO NA MASSA” 

Um dos maiores questionamentos dos alunos é quando e como eles vão utilizar os conteúdos aprendidos em sala no seu dia a dia. Por isso, dentro das atividades do ensino fundamental, os alunos participam do Programa Hands-on. O Colégio GGE utiliza o STEAM, uma metodologia que estimula os jovens a serem protagonistas de sua aprendizagem. A abordagem educacional trabalha conteúdos das disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática que, muitas vezes, são difíceis de serem compreendidos durante as aulas. De acordo com a coordenadora de laboratório do GGE, Kelly Camargo, o ensino interdisciplinar oferece uma visão diferente do conteúdo, onde os estudantes colocam a “mão na massa”, “o processo de aprendizado é experiencial, o estudante desenvolve o pensamento crítico, se torna mais autônomo, independente e criativo.”

Além do STEAM, os adolescentes também participam do ProLab, que alinha a teoria e a prática de forma dinâmica; e do Programa de Robótica, que incentiva a resolução de situações-problema na busca por soluções criativas e inovadoras para os desafios propostos. A coordenadora reforça que no GGE os alunos “tem todo um grupo de conteúdos que trabalham para que realmente saiam preparados pra vida. A gente se preocupa também com a formação completa do ser humano.” Essas estratégias que vão além da teoria proporciona uma maior interação entre os estudantes.

O Colégio GGE desenvolveu esse conjunto de programas para que os alunos possam usufruir de um ensino de qualidade, estendendo esses cuidados também às famílias. Com uma metodologia de ensino exclusiva que garante altos resultados, os jovens desenvolvem habilidades que vão fazer a diferença por toda a vida.



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