TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º

A importância do brincar e do aprender na Educação Infantil

As brincadeiras contribuem com o processo de aprendizado, desenvolvimento da criatividade, autonomia e capacidade de reflexão da criança

Por Juliana Alves Publicado em
Gge 5
(Foto: Divulgação/GGE)

A educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral da criança. Essa fase da vida entre os 2 e 5 anos de idade é responsável pela criação de aptidões e competências que vão muito além dos conteúdos programáticos de português ou matemática; são aspectos físicos, psicológicos, sociais e intelectuais. E a escola cumpre um papel fundamental nesse desenvolvimento, explica a gestora pedagógica Anabelle Veloso, “na Educação Infantil nós formamos raízes. Cada etapa do ensino é essencial e ela precisa ser trabalhada com muita responsabilidade. Nosso trabalho vai além do conteúdo, a escola precisa preparar a criança para o mundo”.

Para a psicóloga Joana Albuquerque, o ambiente escolar é o primeiro choque de realidade da criança. É onde ela consegue perceber o outro além do núcleo familiar. “Esse início na vida escolar é bem importante para o aluno, ele vai ampliar esse repertório social que antes era restrito ao núcleo familiar. Agora a criança vai entrar em contato com o universo escolar, com os profissionais que fazem parte da escola, com os coleguinhas. E nesse processo ela vai se descobrindo como ser humano, vai criando esse reconhecimento de si e também entendendo essa dimensão do outro”.

O processo de adaptação à escola é desafiador para algumas crianças e seus familiares, já para o Colégio esse momento é de acolhida. “No início do ano letivo, nós criamos uma semana de adaptação para que ela seja progressiva. O aluno chega ao ambiente escolar, se identifica com esse ambiente, faz atividades pedagógicas e lúdicas e os pais acompanham esse processo porque essa adaptação não é só da criança, mas também deles. Os pais precisam se sentir seguros e criar esse vínculo de confiança com a escola”, conta a psicóloga.

Brincadeiras como forma de aprendizado

A escola abre oportunidades de aprendizagem por meios de brincadeiras. A metodologia da Educação Infantil com foco em estímulos lúdicos auxilia o desenvolvimento da criança. Um exemplo de uma escola que investe em um trabalho integrado é o Colégio GGE. Eles criaram o programa "Corpore Sano”, que envolve uma série de iniciativas dedicadas ao preparo físico e ao cuidado com a alimentação saudável. Outro programa de destaque da grade curricular do GGE é a “Trilha Socioemocional”, que auxilia no controle emocional e também nas habilidades sociais dos pequenos. Com muitas brincadeiras, os alunos se divertem, aprendem a criar, inventar e a se relacionar melhor.

“A educação infantil é uma fase essencialmente de vivências. A criança precisa vivenciar, construir para poder compreender. E tudo isso a gente só consegue pelo viés da ludicidade. A gente atrai os pequenos pela brincadeira e dentro dela nós inserimos todos os conteúdos; vamos trabalhando e desenvolvendo todas as habilidades que são necessárias dentro de cada faixa etária,” explica Anabelle Veloso.

Alguns projetos que fazem parte dos programas ‘Corpore Sano’ e “Trilha Socioemocional” do GGE:

  • Psicomotricidade e Atividades da Vida Diária (AVD) – tem como objetivo trabalhar o movimento do corpo e das mãos, de modo a auxiliar no desenvolvimento da autonomia, da escrita, do equilíbrio e da consciência corporal.
  • Projetos de Educação Física – com atividades pensadas e adaptadas de acordo com a faixa etária e as necessidades de cada série.
  • Programa Esportivo – visa oferecer a prática desportiva de forma diferenciada, proporcionando a interação entre os alunos e o interesse por uma vida mais saudável.
  • Educação Nutricional – as crianças têm aulas semanais de educação nutricional.
  • Alfabetização Emocional – foco no desenvolvimento das capacidades de compreender, de se expressar e de se adequar, de forma assertiva, às próprias emoções e sentimentos.
  • Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) – para cada segmento de ensino, o Colégio oferece uma equipe de profissionais de psicologia, responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento emocional e afetivo, bem como pelo acolhimento coletivo e individual dos alunos.
  • GGE contra o bullying - programa desenvolvido pelo SOEP, que promove ações durante todo o ano letivo para orientação, prevenção e combate ao bullying.

O poder da educação nutricional

A educação nutricional contribui para o processo de aprendizado dos pequenos e faz parte do conteúdo programático das turminhas do Infantil 1 ao 5. O planejamento das aulas é realizado anualmente junto com a escola e segue o cronograma da Educação Infantil. Os temas são variados e as dinâmicas se adaptam a idade das crianças. “As aulas são semanais e tem duração de 30 minutos por turma. A didática é bem lúdica, nós trabalhamos com livros e os alimentos em formatos de EVA e também com os alimentos in natura. Também manuseamos os alimentos durante a aula e 90% das crianças provam comidas novas e para os outros que não se sentem seguros, nós trabalhamos essa segurança durante as aulinhas,” conta a nutricionista do GGE – Nancy Pernambuco. Os familiares também são convidados a participarem do processo. "A primeira semana do mês é destinada para os pais, nos reunimos nessa semana para planejar o mês. Esse momento é para trabalharmos em conjunto”, diz a nutricionista. Os benefícios das aulas são observados desde o Infantil 1. “A educação nutricional fornece ferramentas para criança formar os hábitos alimentares que vão durar para toda a vida", afirma Nancy.

Quando começa o processo de alfabetização?

O desenvolvimento das habilidades da alfabetização começa na Educação Infantil. Ler é mais do que decodificar letras e palavras. O colégio GGE desenvolve projetos que incentivam o hábito da leitura desde as primeiras séries do período escolar, como por exemplo, o Bibi do Livro, que faz parte do programa “L.E.R. – Leitura, Escrita e Reescrita”. Anabelle explica que são desenvolvidas estratégias com contação de histórias e brincadeiras para cada série da Educação Infantil: “Todo esse processo é estimulado pela escola respeitando cada etapa e toda etapa é importante. Plantamos uma sementinha e isso será relevante para o processo de decodificação que vai acontecer no final da Educação Infantil e consolidado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Precisamos semear para receber esses frutos".

Com os projetos do programa “L.E.R.”, as crianças são preparadas e ganham um vocabulário mais amplo e uma maior facilidade para compreender a leitura. As dinâmicas em sala de aula permitem que os alunos possam distinguir sons, reconhecer letras, símbolos e outras habilidades. A imersão nesse ambiente rico em estímulos lúdicos prepara as crianças para a alfabetização de forma mais rápida e fácil.

Reforço no Inglês desde a Educação Infantil

Com o mundo globalizado, o GGE se preocupa com a formação completa do aluno. E isso acontece desde a Educação Infantil com as aulas de inglês. A partir do infantil 3, os alunos do GGE já iniciam a educação bilíngue com carga horária de 05 horas semanais, aprimorando o conhecimento e o desenvolvimento gradual de habilidades, de forma orgânica e paralelamente ao aprendizado da língua nativa. Tudo isso de forma leve, dinâmica e estimulante. "A nossa proposta se contrapõe ao ensino tradicional, não nos resumimos só a gramática. Nós queremos trabalhar o uso da língua e por isso propomos uma imersão em inglês. As crianças de fato vão mergulhar em uma outra língua, em uma outra experiência e vão sentir necessidade em falar nessa outra língua", conta a gestora Anabelle. Mas não é só isso. "A partir do momento que a gente propõe que as crianças aprendam outras línguas, nós estamos estimulando outro lado do cérebro. E esse lado está ligado ao raciocínio lógico e outras habilidades", afirma.

Integração escola e família

No processo de aprendizagem a família é parte fundamental. Para estimular a relação família e escola, o GGE desenvolveu um sistema de gestão pedagógica que faz a diferença no ensino. A plataforma V4 proporciona o acompanhamento dos pais, contém indicadores para os alunos e integra ferramentas de suporte para toda equipe. "A cada dois meses a gente tem um atendimento formal com a família. Esse é um momento que a gente mostra o desenvolvimento e desempenho do nosso aluno. E fazemos isso com todos os estudantes desde o Infantil 1", pontua a gestora. O planejamento ainda conta com um relatório. Nesse relatório, a escola estimula as famílias a participarem ativamente da vida escolar da criança também em casa.

No Colégio GGE o aluno é protagonista

Com brincadeiras, socialização e o aprendizado dentro da sala de aula, no GGE o aluno é protagonista. “Durante todo o processo de educação a criança é colocada nesse papel de protagonismo. Isso vai fazer com que ela desenvolva habilidades emocionais importantes, entre em contato com essas emoções e consiga essa autorregulação emocional”, pontua a psicóloga Joana.

No Colégio GGE o aluno está inserido no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente da construção do conhecimento. A criança é incentivada a experimentar, levantar hipóteses e encontrar as soluções de problemas, a cooperar, a trabalhar em equipe. Aprendizados da primeira infância que farão a diferença por toda a vida. "No GGE nós temos muito bem definido o que queremos alcançar com cada criança. Como a criança chega e como a gente quer que ele vá para o Fundamental 1: uma criança muito bem encaminhada para o processo de alfabetização. É muito importante esse investimento já na Educação Infantil, em uma escola de qualidade, uma escola que sabe o que está propondo para os alunos, que tem segurança e que se compromete com as famílias a fazer essa entrega", conclui Anabelle. Essa atitude de parceria gera uma relação de confiança. E o retorno é garantido: melhor acompanhamento, aumento do rendimento dos alunos e as melhores conquistas todos os dias.

Leia também:



Relacionadas