Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
º
Quinta-feira,
8 de Maio
decisão

STF forma maioria para manter prisão de Fernando Collor

Por Carlos Rocha Publicado em
Fernando collor de melo Marcelo Camargo Agencia Brasil
STF forma maioria para manter prisão de Fernando Collor (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (25), maioria de votos para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor. Até o momento, seis ministros votaram a favor da manutenção da ordem de prisão.

Apesar da maioria já formada, o julgamento não será finalizado neste momento. O ministro Gilmar Mendes apresentou um pedido de destaque, transferindo a análise do caso — que ocorria em ambiente virtual — para uma sessão presencial do plenário. A nova data para a retomada do julgamento ainda será definida.

Além de Alexandre de Moraes, votaram pela manutenção da prisão os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar da análise por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato antes de integrar a Corte.

A ordem de prisão de Collor foi determinada por Moraes na quinta-feira (24), com o objetivo de iniciar o cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação foi proferida pelo próprio STF, em 2023, no âmbito de um dos processos ligados à Lava Jato.

De acordo com a sentença, Collor — então senador e dirigente do PTB — teria usado seu cargo para realizar indicações políticas à BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e recebido cerca de R$ 20 milhões em vantagens indevidas entre os anos de 2010 e 2014.

Ao justificar a prisão, Moraes afirmou que os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente são meramente protelatórios, com o objetivo de postergar a execução da pena.

Fernando Collor deverá cumprir pena em um presídio em Maceió (AL), cidade onde reside.



Relacionadas
noscript