Período para solicitar isenção da inscrição do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)
O processo também contempla as justificativas de ausência na edição de 2024, para candidatos que não compareceram nos dois dias de prova e desejam participar do exame deste ano de forma gratuita

ouça este conteúdo
|
readme
|
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 25 de abril. O processo também contempla as justificativas de ausência na edição de 2024, para candidatos que não compareceram nos dois dias de prova e desejam participar do exame deste ano de forma gratuita.
O cronograma foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União, e está disponível no portal oficial da autarquia.
Os pedidos devem ser realizados exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha poderá recuperá-la diretamente pela plataforma.
De acordo com o Inep, terão direito à isenção os candidatos que se enquadrarem nos seguintes perfis:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Aqueles que faltaram às provas em 2024 e desejam obter a isenção para 2025 precisam apresentar uma justificativa de ausência, conforme orientações disponíveis no edital.
Confira o cronograma divulgado:
- Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados individuais podem ser aproveitados para o ingresso em instituições de ensino portuguesas que mantêm convênio com o Inep, possibilitando aos estudantes brasileiros acesso facilitado à educação superior em Portugal.