Ônibus escolar cai em ribanceira e deixa sete mortos no RS; acidente similar na PB matou dois
Acidente no Rio Grande do Sul ocorreu três dias após um outro ônibus tombar em uma rodovia paraibana

ouça este conteúdo
|
readme
|
Sete pessoas morreram na manhã desta sexta-feira (4) após um ônibus com estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) cair em uma ribanceira no município de Imigrante (RS), no Vale do Taquari. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas ainda não foram identificadas.
O veículo transportava 35 pessoas, sendo 31 alunos, 3 professores e 1 motorista terceirizado. O grupo realizaria uma visita técnica ao cactário Horst, localizado no próprio município de Imigrante.
Além do Corpo de Bombeiros, atuam no resgate equipes da Brigada Militar, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e voluntários. As causas do acidente ainda não foram divulgadas oficialmente.
O Hospital Ouro Branco, em Teutônia, cidade a 20 km do local do acidente, informou ter recebido 18 pacientes, sendo 16 mulheres e 2 homens, com idades entre 24 e 64 anos. Três deles receberam alta, mas seguem sob observação no hospital até a chegada de familiares.
Outros dois pacientes foram transferidos para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, que é referência em neurocirurgia. A identidade dos feridos deve ser divulgada em breve, segundo a assessoria do hospital, com apoio do Ministério da Saúde.
A UFSM emitiu nota informando o envio de uma equipe ao local do acidente e declarou luto oficial de três dias, com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas.
A Prefeitura de Santa Maria também divulgou nota de pesar e afirmou que representantes estão no campus da universidade para oferecer apoio psicológico às famílias.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, classificou o acidente como uma “tragédia profunda” e manifestou sua solidariedade às famílias. Disse ainda que o governo estadual está mobilizado para garantir todo o suporte necessário.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) emitiu uma nota de solidariedade: "Neste momento de dor, expressamos nossas condolências às famílias e amigos das vítimas e a toda a comunidade acadêmica da UFSM".
Acidente na Paraíba também deixou mortos
A tragédia no Rio Grande do Sul ocorre três dias após um acidente similar na Paraíba, que resultou na morte de dois adolescentes e deixou 31 feridos. O caso aconteceu na última terça-feira (1º), entre os municípios de Pilões e Cuitegi, no Brejo paraibano.
Os adolescentes Antonella Guedes, de 16 anos, e Gustavo Batista, de 13 anos, foram homenageados em velório na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pilões, com grande comoção da comunidade. Ambos eram coroinhas e muito queridos por familiares e amigos.
Investigação em curso
Na Paraíba, a Polícia Civil investiga as causas do acidente. O motorista do ônibus passou por teste do bafômetro, com resultado negativo para álcool. Ele afirmou trafegar entre 25 e 30 km/h, mas suspeita-se de falha no sistema de freios.
O Detran-PB constatou que o ônibus estava irregular, sem passar pelas vistorias obrigatórias desde maio de 2023. A Prefeitura de Pilões informou que o veículo não fazia parte da frota municipal e foi usado sem autorização prévia, sendo substituto do ônibus regular da rota.
As investigações seguem para apurar responsabilidades e evitar novas tragédias envolvendo o transporte escolar público.