Presidente do Banco Central anuncia uso de Pix como garantia de empréstimos
Além disso, o BC investirá em aprimoramentos no Pix por aproximação, que se tornou obrigatório em fevereiro

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (2) uma série de novidades para o Pix, incluindo novas modalidades e reforços na segurança do sistema. Durante um evento em comemoração aos 60 anos do BC, o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, revelou que uma das prioridades deste ano será a modernização do Pix, com destaque para o Pix Garantido e o Pix parcelado.
Novas funcionalidades
Entre as inovações apresentadas, o Pix Garantido permitirá que empresas utilizem recebimentos futuros como garantia para empréstimos, facilitando o acesso ao crédito com melhores condições. Já o Pix parcelado, com previsão de lançamento para setembro, funcionará como um cartão de crédito parcelado, permitindo o pagamento em prestações. O recebedor continuará recebendo o valor integral da compra, enquanto o pagador assumirá um crédito pessoal para dividir o pagamento. Segundo Galípolo, a modalidade poderá ter juros menores que os cobrados pelos cartões de crédito tradicionais.
Além disso, o BC investirá em aprimoramentos no Pix por aproximação, que se tornou obrigatório em fevereiro.
Segurança reforçada
O presidente do BC destacou que o órgão seguirá investindo na segurança do Pix, com melhorias na rastreabilidade das transações para evitar golpes. Recentemente, cerca de 8 milhões de chaves Pix associadas a CPFs irregulares foram excluídas, como parte de um esforço para impedir fraudes envolvendo contas de pessoas falecidas.
Desenvolvimento do Drex
Outro ponto abordado foi o Drex, a versão digital do real. A primeira fase do projeto enfrentou desafios relacionados à privacidade e fiscalização, o que levou ao adiamento da segunda etapa, que prevê a criação de contratos automatizados e novos modelos de negócios para o sistema.
Homenagens e celebrações
Durante a comemoração dos 60 anos do Banco Central, foi lançado um selo institucional em parceria com os Correios. Também foi anunciado um programa de entrevistas entre Galípolo e ex-presidentes do BC, que será transmitido no YouTube.
O evento reuniu autoridades como Fernando Haddad (ministro da Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), além de ex-presidentes do Banco Central, incluindo Pedro Malan, Henrique Meirelles e Ilan Goldfajn.