Nasa descarta ameaça de impacto do asteroide 2024 YR4 em 2032
Apesar de a chance de impacto ser praticamente nula, cientistas da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA) continuam monitorando o asteroide

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Nasa descartou a possibilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 com a Terra, previsto para 22 de dezembro de 2032. Após novos cálculos, a probabilidade de colisão foi reduzida de 3,1% para apenas 0,000019%, o que equivale a uma chance de 1 em 5.300.000.
O asteroide 2024 YR4 foi descoberto em 27 de dezembro de 2024 por astrônomos em Río Hurtado, no Chile. Com um tamanho estimado entre 40 e 90 metros, o asteroide é comparável a um prédio de 18 andares. Caso colidisse com a Terra, causaria danos significativos, como a destruição de uma grande cidade.
Apesar de a chance de impacto ser praticamente nula, cientistas da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA) continuam monitorando o asteroide, utilizando o telescópio James Webb, o mais avançado do mundo, que pode identificar a luz infravermelha emitida pelo astro.
A ESA esclareceu que a posição futura de um asteroide é inicialmente incerta, e o chamado “corredor de risco” é uma área ampla onde o objeto pode passar. À medida que novas observações são feitas, esse corredor vai se estreitando, afastando o risco de colisão. Mesmo com a redução no risco, o monitoramento do asteroide segue em andamento.