Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
brasil

Por unanimidade, STF aceita denúncia e torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe

Votaram os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia

Por Redação T5 Publicado em
Bolsonaro insta
Primeira Turma do STF forma maioria a favor do recebimento da denúncia contra Bolsonaro (Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro)
ouça este conteúdo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, acusados de envolvimento na tentativa de golpe no Brasil. A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), com o apoio de todos os ministros presentes.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi o primeiro a votar. Durante sua manifestação, Moraes exibiu um vídeo com imagens dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. “Essas imagens não deixam nenhuma dúvida da gravidade dos delitos dos fatos narrados pela Procuradoria-Geral da República”, afirmou Moraes, que também fez uma ironização ao comentar a ausência de "nenhuma bíblia ou batom" nos atos antidemocráticos.

Na sequência, o ministro Flávio Dino também se posicionou, destacando que havia indícios razoáveis contra os acusados. O ministro Luiz Fux acompanhou o voto de Moraes e Dino. A ministra Cármen Lúcia também votou favoravelmente, seguida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF.

Os denunciados que devem se tornar réus são:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;

Matéria atualizada às 15h43, com a inclusão dos votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.



Relacionadas
noscript