Google emite nota após alerta de terremoto falso
A Defesa Civil, no entanto, negou a ocorrência de qualquer tremor significativo e informou que o alerta não foi emitido pelos canais oficiais

ouça este conteúdo
|
readme
|
Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um alerta de terremoto com magnitude entre 4,2 e 5,5 na escala Richter, indicando risco de danos em edifícios. A Defesa Civil, no entanto, negou a ocorrência de qualquer tremor significativo e informou que o alerta não foi emitido pelos canais oficiais.
O Google explicou que o alerta veio do Sistema Android de Alertas de Terremoto, que utiliza os acelerômetros dos celulares Android para detectar vibrações. O sistema foi criado para complementar, e não substituir, os alertas oficiais, como os da Defesa Civil. O epicentro, segundo a empresa, estaria localizado no oceano, perto de Ubatuba, no litoral paulista.
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que o Centro de Sismologia da USP não registrou terremotos no estado e alertou para a possibilidade de chuvas fortes na região nesta sexta-feira. O órgão reforçou que não há relação entre o alerta e um evento sísmico real.
O Google pediu desculpas pelo erro e afirmou que está investigando as causas do alerta falso. A empresa garantiu que continuará trabalhando para melhorar o sistema de notificações.